Fechar
Página inicial Notícias UFRB apresenta proposta de fortalecimento e expansão para o CETENS
INSTITUCIONAL

UFRB apresenta proposta de fortalecimento e expansão para o CETENS

15/02/23 09:26 , 15/02/23 11:36 | 18811
imagem sem descrição.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) apresentou ao deputado federal José Cerqueira de Santana Neto, Zé Neto, representante do Portal do Sertão, a proposta para fortalecimento e expansão definitiva do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), em Feira de Santana. As obras foram orçadas em R$ 170 milhões. 

A proposta conjunta assinada pelo reitor, Fábio Josué, pró-reitora de Extensão e Cultura, Tatiana Veloso e diretor e vice-diretor, respectivamente, Jacson Machado e Odair Vieira, foi entregue a Zé Neto, na aula inaugural que marcou o início das comemorações pelo 10º aniversário do CETENS. 

Zé Neto proferiu a aula magna de abertura do semestre letivo dos cursos de graduação e pós-graduação, com o título “Dez anos do Campus da UFRB em Feira de Santana: contribuições e perspectivas”, realizada no dia 13, no Auditório Paulo Freire. A solenidade foi transmitida pela TV UFRB com tradução em Libras.

Estiveram presentes, o pró-reitor de Administração, Emerson Santa Bárbara, o vereador Sílvio Dias, o presidente do Instituto de Educação e Desenvolvimento (INED), Josué Mello, assessores dos deputados Zé Neto e Robinson Almeida, professores e técnicos-administrativos, estudantes e convidados. 

Outras atividades foram desenvolvidas na programação daquele dia: a Feira da Agricultura Familiar, apresentação artística e exposição de cursos de graduação, em estandes montados na Área de Convivência da instituição.  

Estão previstas, ainda, no primeiro semestre, como parte das comemorações, a inauguração da Residência Universitária; o projeto UFRB na Feira com exposição no Shopping Boulevard, bem como a Feirinha da Agricultura Familiar no estacionamento do Shopping e sessão solene para registro das atividades de ensino, pesquisa e extensão do CETENS na Câmara Municipal de Feira de Santana. 

cetens2

Para o segundo semestre, estão previstas as inaugurações dos Espaços Fazer e Colaborar; do projeto de acessibilidade do campus, com nova Biblioteca; entrega do Memorial do Serviço de Integração do Migrante (registrando a história do Sim); implementação do projeto Praça Conectada para acesso à internet para todos os públicos; edição comemorativa do SIEP e e-book com os dez anos de contribuição científica e social do CETENS, entre outras atividades. 

CETENS 

O CETENS tem como missão a formação de profissionais em ciência e tecnologia e em ciências sociais aplicadas voltadas para produção, planejamento, transporte, armazenamento, consumo e desenvolvimento de fontes renováveis e de soluções tecnológicas de assuntos ligados à energia; bem como indutor na construção de novas propostas para as relações humanas com o meio ambiente visando um desenvolvimento sustentável. 

Atualmente o CETENS registra 1.071 estudantes de graduação ativos; e 147 estudantes de pós-graduação. Entre os estudantes, 21 têm deficiência. Conta com 97 servidores docentes, dos quais quase 90% têm formação acadêmica entre mestrado e doutorado; 31 técnicos administrativos e 22 trabalhadores terceirizados. 

O perfil dos estudantes do CETENS é composto, majoritariamente, por pessoas originárias do Estado da Bahia. 84% se autodeclaram negros e pardos; 85% tem renda per capta de até 1,5 salário mínimo; e 68% são oriundos da escola pública; 88% possuem pais e mães sem formação educacional superior; e 27% residem em áreas rurais. 

O CETENS oferece os cursos de graduação em Licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Ciências da Natureza ou Matemática; Bacharelados em Engenharia de Energias, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção, Engenharia de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade, Engenharia em Energia e Sustentabilidade; Licenciatura em Pedagogia com ênfase em Educação do Campo e Tecnólogo em Tecnologia em Alimentos.  

Entre os cursos já avaliados pelo Ministério da Educação, Engenharia de Produção e Tecnologia em Alimentos obtiveram conceito máximo (nota 5); e Engenharia de Energias, Bacharelado Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade (BES) e Licenciatura em Educação do Campo com Habilitações em Matemática e Ciências Naturais (LEDOC) tiveram nota 4. 

O CETENS oferece quatro pós-graduações: Interdisciplinar em Ambiente, Tecnologia e Sustentabilidade; e Agroecologia e Tecnologias Sociais na Educação do Campo (Especializações); Educação Científica, Inclusão e Diversidade; e Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (Mestrados Profissionais). 

Em sua estrutura física possui cinco laboratórios: Manufatura Avançada; Processamento de Alimentos; Instrumentação e Mecatrônica; Energias; e Caracterização de Materiais. 

Álbum de fotos do evento:

Na dúvida, fale conosco!