Fechar
Página inicial Notícias Grupo de trabalho inicia reformulação de políticas da UFRB para estudantes com deficiência
INCLUSÃO

Grupo de trabalho inicia reformulação de políticas da UFRB para estudantes com deficiência

14/03/23 14:44 , 15/03/23 08:38 | 1033
imagem sem descrição.

O reitor Fábio Josué participou da primeira reunião com o grupo de trabalho constituído para a reformulação das normas de atendimento aos estudantes com deficiência matriculados nos cursos de graduação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), após dez anos de instituída a Resolução CONAC 040/2013, que trata do assunto, na instituição.

A reunião híbrida com os representantes da Pró-Reitoria de Graduação, dos Centros de Ensino e da Superintendência de Educação Aberta e a Distância, aconteceu na tarde do dia 6 de março, na sala dos Conselhos, prédio da Reitoria, Campus Cruz das Almas.

O GT, formado pela Portaria nº 188, tem prazo de 90 dias para finalização dos trabalhos de atualização das políticas para pessoas com deficiência, normatizadas pela Resolução CONAC 040/2013. A UFRB considera importante estabelecer e atualizar políticas claras e efetivas que continuem garantindo e ampliando aos estudantes com deficiência um atendimento adequado e inclusivo, de acordo com suas necessidades individuais. A revisão dessa política, adotada pela UFRB é uma forma eficaz de garantir que ela esteja alinhada com as mudanças nas leis e regulamentos relacionados aos direitos das pessoas com deficiência e para melhorar a qualidade do atendimento prestado aos estudantes com deficiência.

A definição de estudante com deficiência, adotada pela Resolução CONAC 040/2013, considera aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual e sensorial, e os que estão no Espectro Autista, os quais , em interação com diversas barreiras, podem ter obstruídas sua participação plena e efetiva na sociedade com as demais pessoas.

O lema defendido pelas pessoas com deficiência é “Nada sobre nós, sem nós”, nesse sentido dois estudantes com deficiência se juntarão ao GT para a reformulação desse documento norteador para as ações institucionais desenvolvidas na UFRB.

Na dúvida, fale conosco!