Fechar
Página inicial Notícias UFRB, estado e municípios vão ofertar capacitação sobre doença falciforme no Recôncavo
Capacitação

UFRB, estado e municípios vão ofertar capacitação sobre doença falciforme no Recôncavo

22/03/23 13:30 , 22/03/23 13:30 | 735
imagem sem descrição.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) vai ofertar capacitação sobre doença falciforme (DF) para profissionais da saúde no Recôncavo, especificamente na microrregião de Cruz das Almas, abrangendo nove municípios entre Conceição da Feira e Sapeaçú.

A parceria foi firmada em reunião no dia 20 de março, em reunião da CIR (Comissão Intergestores Regional), no Núcleo Regional de Saúde Leste (NRSL), em Cruz das Almas, e teve a participação de representantes de secretários de Saúde dos nove municípios da microrregião.

A enfermeira sanitarista Clísya Dias Bertino Bispo de Oliveira, membro do Grupo de Trabaho Vigilância Epidemiológica e Redes de Atenção à Saúde - NRSL Cruz das Almas/SESAB, apresentou dados da dissertação de mestrado intitulada “Vulnerabilidade Social e Programática de Pessoas com Transtornos Falciformes na Bahia” e posteriormente, o professor Fábio David Couto fez uma explanação sobre a fisiopatologia, epidemiologia e a importância das ações de prevenção aos agravos à saúde em pessoas que vivem com a doença falciforme: “é necessário evitar os eventos vasooclusivos, ou minimamente postergá-los, isso melhora a qualidade de vida e sobrevida dos pacientes”. O professor apresentou dados das ações realizadas pelo LADA (Laboratório de Apoio Diagnóstico em Anemias da UFRB), o qual coordena, e a importância das ações de capacitação que coadunam com os resultados encontrados sobre os registros de casos de DF constatados na pesquisa de Clísya.

A coordenação do NRSL, em nome de Radaman de Souza Barreto e os secretários de Saúde consideraram importante a realização do projeto e acataram a participação das instâncias envolvidas na realização das atividades. Trata-se de uma ação conjunta entre a SESAB/DGC/NRSL/UFRB/LADA. No momento, estão sendo elaborados os documentos entre as entidades para assinatura dos termos de cooperação.

Além das ações de capacitação de pessoal, o LADA realiza atendimentos de pessoas com DF e presta serviços de orientação genética, diagnóstico de hemoglobinas variantes e teste moleculares associados ao prognóstico dos pacientes, temporariamente suspensos, exceto os atendimentos de orientação genética.

As doenças falciformes (DF) constituem as alterações genéticas de maiores prevalências no Brasil, e na Bahia, representam um problema de saúde pública importante, com um a cada 601 nascimentos. No Recôncavo Baiano, região cuja população possui bagagem genética africana expressiva, alguns municípios apresentam incidência de um a cada 134 nascimentos, a exemplo do município de Cachoeira, o que torna ações como estas indispensáveis para melhor atendimento e registros das pessoas com DF na região. Para o professor Fábio David Couto "a integração entre a SESAB/DGC/NRSL/SMS/UFRB (Estado, Municípios e Universidade), constitui outro ponto a favor da execução do projeto, pois, estas capacitações contribuirão para a implantação da linha do cuidado em atenção às pessoas com DF que residem na região".

 

Na dúvida, fale conosco!