A professora Kelly Barros Santos, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Campus Santo Amaro, foi selecionada para uma bolsa do Fulbright - Programa de Intercâmbio Educacional e Cultural do Governo dos Estados Unidos da América, criado em 1946, por lei do Senador J. William Fulbright, e tem como principal objetivo ampliar o entendimento entre os EUA e outros países.
Kelly foi contemplada, na categoria para Professores e Pesquisadores Visitante Júnior, após ter avaliadas suas habilitações acadêmicas e profissionais e a relevância da sua proposta acadêmica para a realização de pesquisas, palestras, cursos de ensino ou seminários avançados no ensino superior em instituições ou centros de pesquisa nos Estados Unidos.
A professora vai desenvolver a pesquisa “English teaching and social justice, how come!? Come into transformative practices” (Ensino de inglês e justiça social, como assim? Através de práticas que transformam) no ciclo 2023-2024. A pesquisadora pretende aprender e trocar conhecimentos que promovam o ensino e aprendizado de inglês para mobilidade social e acadêmica.
Os estudos de Kelly Barros serão desenvolvidos no Departamento de Educação da Universidade de Massachusetts Amherst, sob a supervisão da professora Jamila Lyiscott, autora do livro Black Appetite. White Food: Issues of Race, Voice, and Justice; e co-fundadora do Centro de Justiça Racial e Investigação para o engajamento de jovens (Racial Justice and Youth Engaged Research).
As professoras Jamila Lyiscott e Dana McIntyre (então doutoranda na Universidade de Stony Brook), estiveram participando de atividades acadêmicas e relacionamento com comunidades baianas, entre elas, no Recôncavo da Bahia, no segundo semestre de 2021, como parte de projeto de extensão desenvolvido pela professora Kelly Barros, com o objetivo de discutir a educação para justiça social e a democratização do ensino-aprendizado de inglês como língua franca (ILF) em espaços localizados em comunidades quilombolas.
Kelly Barros é filiada à Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) (ABPN) e à Rede de Pesquisadores Negres de Estudos da Linguagem (REPENSE) e integra os Grupos de Pesquisa: Com a palavra, mulheres quilombolas; Poéticas: Gênero, Corpo, Cultura e Subjetividade; Inglês como Língua Franca: crítica, atitude e identidade; Formação de professores e ensino de línguas para crianças (FELICE); Grupo de Pesquisa em Estudos de Língua Inglesa do Centro de Formação de Professores da UFRB (GPELI-UFRB) e Grupo de Estudos de Língua Inglesa do Recôncavo da Bahia (GELIRB).
Programa Fulbright
No Brasil, o Programa Fulbright está presente desde 1957, promovendo o entendimento mútuo entre brasileiros e norte-americanos. Por meio de suas bolsas já levaram mais de 4.900 brasileiros para estudar no Estados Unidos e trouxeram quase 3.400 norte-americanos para o Brasil. A Fulbright oferece bolsas de estudos para o intercâmbio de estudantes de pós-graduação, professores e pesquisadores que queiram fazer a diferença em suas comunidades por meio da pesquisa e do conhecimento.
Mais em https://fulbright.org.br/bolsas-para-brasileiros/professor-pesquisador-junior-nos-eua.