Animais apreendidos pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) no Campus Cruz das Almas foram vistoriados pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) no dia 22 de maio.
A fiscalização recorrente da ADAB tem o objetivo de verificar se os animais estão vacinados, além de identificar os proprietários e responsabilizar o descaso na maneira que eles vêm sendo criados, colocando em risco o rebanho da UFRB.
Gilson Araújo Santos, técnico de fiscalização da ADAB, relatou a importância do controle dos animais. "Estes animais apreendidos são passíveis de doenças. Os bovinos: aftosa, brucelose, raiva, que são obrigatórias a vacinação e os equinos: Mormo e AIE (anemia infecciosa dos equinos) que devem ser submetidos a exames", disse.
De acordo com Gilson, "a pretensão é fazer uma fiscalização periódica. Os criadores que deixarem os animais soltos dentro da Universidade serão submetidos a multas, os animais serão apreendidos e levados ao órgão competente".
Ações da UFRB
Desde 2020, a UFRB, por meio da Pró-Reitoria de Administração (PROAD), tem realizado ações contra a soltura de animais externos de grande porte no Campus Cruz das Almas. A presença desses animais traz prejuízos patrimoniais e acadêmicos enormes, acidentes diversos, bem como riscos de propagação de enfermidades no rebanho da instituição, podendo também contaminar pessoas.
Mais informações em: ufrb.edu.br/portal/noticias/6598-ufrb-realiza-acao-contra-soltura-de-animais-de-grande-porte-no-campus-cruz-das-almas.