Os professores doutores Jacson Machado Nunes e Odair Vieira dos Santos foram reconduzidos para os cargos de diretor e vice-diretor, respectivamente, do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em Feira de Santana, em solenidade ocorrida no Auditório Paulo Freire, na manhã da terça-feira, dia 18. O novo mandato tem duração de quatro anos (2023-2027).
A mesa de abertura da cerimônia foi composta, além dos professores empossados; pelo reitor da UFRB, Fábio Josué; pela reitora eleita, Georgina Gonçalves dos Santos; pelo professor Jesus Carlos Delgado Garcia, representando os docentes; a assistente social Priscila Carvalho Lopes, representando os(as) técnicos(as)-administrativos(as); e a estudante Juliana Souza de Jesus Silva, representando a categoria estudantil.
Após a formação da mesa de honra, aconteceram as execuções do Hino Nacional e do Hino da Bahia. O reitor Fábio Josué declarou aberta a solenidade, que, prosseguiu com a assinatura dos Termos de Posse. A leitura das portarias de nomeação de Jacson Machado e Odair dos Santos foi feita pelo pró-reitor de Gestão de Pessoal, Wagner Tavares, e assinadas, no ato, pelo reitor Fábio Josué e pelos empossados nos cargos.
A solenidade prosseguiu com os discursos dos integrantes da mesa de honra. A solenidade teve tradução simultânea em Libras e transmissão pela TV UFRB. Estiveram presentes as ex-gestoras do CETENS, desde a fundação há dez anos: professoras Tatiana Velloso e Susana Couto Pimentel (ex-diretoras); e professores Sérgio Rocha e Jacira Teixeira Castro (ex-vice-diretores(as)); e servidores professores e técnicos(as); estudantes, colaboradores(as) terceirizados(as), familiares dos empossados, empresários(as) e segmentos representativos da sociedade feirense.
O vice-diretor Odair Vieira agradeceu aos apoios recebidos das professoras Susana Pimentel e Jacira Castro, ex-gestoras do CETENS, presentes à solenidade, por ter participado da gestão delas. Odair falou de sua experiência adquirida como vice-diretor, do trabalho em ambiente político adverso em nível federal, e das consequências da pandemia de COVID-19, durante dois anos, no ambiente acadêmico e na sociedade em geral. A pandemia causou a morte de 700 mil pessoas.
Odair enalteceu a importância da autonomia universitária e da liberdade de expressão acadêmica como meios de fortalecimento do ensino superior e da demoracia, diferente do ambiente político predominante nos últimos quatro anos, no País. Odair disse que o CETENS ficou mais acolhedor com as obras de infraestrutura construídas nos últimos quatro anos, com novos laboratórios, salas de aula, auditório, refeitório, espaços comunitários, banheiros, entre outras benfeitorias.
O diretor Jacson Machado prestou contas de sua primeira gestão. Segundo Jacson, a Universidade e a sociedade uniram esforços, não somente para se fortalecer e se ajudar, como também para viabilizar parcerias e realizações fundamentais que permitiram diversos avanços na história do CETENS em Feira de Santana. Entre os avanços, em infraestrutura do campus, se destacam a construção, ampliação e compra de equipamentos para 8 novos laboratórios avançados, específicos e multiusuários de ensino e de pesquisa: Tecnologia em Alimentos; Materiais Avançados; Simulação e Desenvolvimento de Software; Eletrônica, Mecatrônica e Automação Industrial; Geofísica, Geoprocessamento e Análises de Solos; Processamentos de Materiais; Energia Solar Fotovoltaica; e Tecnologia Assistiva e Acessibilidade.
Jacson destacou a reforma completa do Campus, com pintura em todas áreas, reforma de todos os banheiros e adequação à acessibilidade, criação de espaços de convivência e de acolhimento para toda a comunidade no retorno pós-pandemia; elaboração do projeto elétrico de todo o campus, construção de novo espaço para refeitório dos alunos; atendimento especializado para pessoas com deficiência e acompanhamento pedagógico; atendimentos das coordenações de curso, espaço de apoio à saúde, centro acadêmico, novo espaço da empresa Júnior, construção de gabinete adaptado; novo espaço para descanso de pessoal terceirizado; e a entrega recente da residência estudantil do CETENS, equipamento que amplia as condições de permanência estudantil para 27 estudantes, nesta primeira etapa.
Jacson explicou que o projeto de acessibilidade de todo o campus está em andamento; e a reforma e ampliação do espaço da biblioteca garantindo a inclusão e a acessibilidade está sendo concluída; assim como a implantação de videomonitoramento em pontos de segurança do campus.
Nas parcerias estratégicas, Jacson Machado falou sobre a ampliação e fortalecimnto de parcerias com o Instituto de Desenvolvimento da Educação; do compromisso do Deputado Federal Zé Neto, na destinação de emendas parlamentares todos anos para melhorias fundamentais no CETENS; do apoio do Curso de Engenharia de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade, em que se firmou o acordo de cooperação com a Organização Iberoamericana de Seguridade Social para criação do Centro Ibero-americano de Autonomia, Pessoal e Ajudas Técnicas Brasil, referência em inclusão e acessibilidade no mundo; com o apoio do curso de Engenharia de Energias, se firmou acordo de cooperação com a Amara para instalação de usina de tecnologia solar fotovoltaica; e da ação conjunta com diversos integrantes da comunidade acadêmica que resultou em acordo de cooperação com a Receita Federal do Brasil.
O diretor do CETENS observou que por meio da Educação do Campo, Licenciatura e Tecnologia em Alimentos, foi firmado vários acordos com grupos produtivos da agricultura familiar, associações, cooperativas, escolas municipais e estaduais, além do acordo de Cooperação com o IPEMAC; e que aconteceram Acordos de Cooperação com as Secretarias de Direitos Humanos e de Ciência e Tecnologia com Estado; parceria com a escola Tecla Mello para desenvolvimento de atividades esportivas para os estudantes; e o envolvimento dos cursos de Engenharias que avançam de forma consistente com o firmamento de acordos e cooperações com pequenas, médias e grandes empresas.
Presenças
Também estiveram presentes à solenidade, os(as) pró-reitores(as) da UFRB, Maurício Ferreira (PPGCI); Emerson Santa Bárbara (PROAD); Wagner Tavares (PROGEP); Ana Paula Diório (PROEXC), a coordenadora de Políticas e Planejamento de Graduação, Janete dos Santos, representando a PROGRAD; a coordenadora de Políticas Afirmativas, Ionara Magalhães de Souza, representando a PROPAAE e o chefe de gabinete da UFRB, Luiz Paulo.
Os(As) diretores(as) de Centro de Ensino, Adson Mota (CETEC); Josival Santos Souza e Roberto Borges (CCAAB); Dyane Brito Reis Santos (CAHL) e a professora eleita Rita Dias (CECULT) estiveram presentes à solenidade de posse da direção do CETENS.
Também e fizeram presentes representantes dos vários segmentos sociais, culturais e econômicos do Portal do Sertão, como o professor Josué Melo, presidente do INED e ex-reitor da UEFS; empresários Edson Piaggi e Marcelo Alexandrino, respectivamente, presidente e vice-presidente do Instituto Pensar Feira; João Baptista, presidente do conselho do Centro das Indústrias; Augusto Fábio, presidente do Centro das Indústrias; professor Raymundo Luiz, presidente do Rotary Portal do Sertão; e Luiz Forte, diretor do IFBA.
Perfis dos Gestores
Jacson Machado é natural de Catú (BA), graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Bahia, mestre e doutor em Engenhari Aeronáutica e Mecânia pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). É servidor da UFRB há treze anos, onde atua como docente, gestor e colaborador na criação de cursos de graduação como Engenharia Mecânia, no CETEC, e Engenharia de Produção, no CETENS. No exercício da função de Direção do CETENS, Gestão 2019-2023, tem fomentado a representaçao institucional em instâncias público-privadas com o objetivo de estabelecer convênios de cooperação técnica e parcerias institucionais para o fortalecimento da educação pública de qualidade e inclusiva. É professor apoiador do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia (PROFNIT). Tem experiência em manufatura avançada, empreendedorismo e qualidade. Ocupa atualmente a função de presidência do Conselho de Curadores da UFRB, representa a Universidade em diversos Conselhos, Comitês e Organizações em Feira de Santana.
Odair Vieira dos Santos é natural de Aracaju (SE), graduado em Matemática pela Universidade Federal de Sergipe, mestre em Matemática pela Universidade Federal da Paraíba e doutor em Engenharia Elétrica pela Unicamp. É docente no ensino superior há 20 anos, onde trabalhou em instituições privadas e públicas, desenvolvendo projetos nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão. Atualmente ocupa o cargo de Assessor da Direção e vice-diretor do CETENS, na Gestão 2019-2023. Também é membro do NDE do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade. Tem experiência na área de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas Dinâmicos, Teoria do Caos e Expoentes de Lyapunov.