Fechar
Página inicial Notícias UFRB empossa direção do Campus Santo Amaro para mandato de quatro anos
POSSE

UFRB empossa direção do Campus Santo Amaro para mandato de quatro anos

20/07/23 14:48 , 20/07/23 16:12 | 1292

As professoras doutoras Rita de Cássia Dias Pereira de Jesus e Viviane Ramos de Freitas foram empossadas para os cargos de diretora e vice-diretora, respectivamente, do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em Santo Amaro, em solenidade ocorrida no auditório do Pavilhão de Aulas do CECULT, na tarde desta quarta-feira, dia 19. O mandato tem duração de quatro anos (2023-2027).

A mesa de honra foi composta, além das professoras empossadas; pelo reitor da UFRB, Fábio Josué; pela reitora eleita, Georgina Gonçalves dos Santos; pelo diretor cessante, Danillo Barata, pela professora Tatiana Rodrigues Lima, representando os docentes; o servidor Marcos José de Oliveira Silva, representando os técnicos-administrativos; e o estudante Ominjarê, representando a categoria estudantil. Após a formação da mesa, aconteceram as execuções do Hino Nacional e do Hino da Bahia.

O reitor Fábio Josué declarou aberta a solenidade, que, prosseguiu com a assinatura dos Termos de Posse. A leitura das portarias de nomeações Rita de Cássia Dias Pereira de Jesus e Viviane Ramos de Freitas foi feita pelo pró-reitor de Gestão de Pessoal, Wagner Tavares. As respectivas portarias foram assinadas pelo reitor Fábio Josué e pelos empossados nos cargos. Entre os atos de nomeação, a primeira-dama do Estado e professora da UFRB, Tatiana Velloso homenageou, com flores, as duas novas gestoras do CECULT. Grupos e atores artísticos, a Associação do Bembé e dirigentes de religião de matriz africana também prestaram homenagem a diretora Rita de Cássia.

A solenidade prosseguiu com os discursos dos integrantes da mesa de honra. O professor doutor Danillo Barata, responsável pela equipe que executou a implementação e consolidação do CECULT, disse que atuou, como diretor, por um período de nove anos e dez meses (como diretor pró-tempore e dois mandatos consecutivos) e conseguindo a implantação dos cursos presenciais, dos cursos de Ensino à Distância, dos cursos de Especialização e a sinalização da aprovação de um Mestrado Acadêmico e outro profissional. 

Danillo Barata assumiu em 27 de setembro de 2013, com o professor Cláudio Orlando, na condição de direção pró-tempore do CECULT. A terceira pessoa a participar da criação daquele Centro de Ensino, foi a professora Rita Dias.

Danillo ressaltou a experiência e dedicação do corpo de 80 professores do CECULT, e de 23 técnicos administrativos; que juntos com os 1.243 estudantes são " nossos grandes patrimônios". "Eu estava diretor, mas foi com a comunidade acadêmica que construímos tudo isso. Então, nosso sentimento é de dever cumprido, altivez, sair com a cabeça erguida, por termos feito tudo isso num período muito ruim, em termos econômicos e políticos e nos últimos quatro anos, agravados por ataques as universidades federais". "Tenho a sensação de dever cumprido; estou satisfeito e feliz de estar encerrando essa jornada".

Danillo disse que se o momento político foi outro "talvez tívessemos mais conquistas e a construção do espaço físico definitivo do CECULT". "Acho que a gente tem tudo para que a estrutura se consolide ao longo do tempo". Danillo disse que Santo Amaro tinha expectativas históricas com a chegada da UFRB, porque se fazia uma ata de vereança, em 14 de junho de 1822, pedindo a instalação de uma universidade para o Brasil e a comunidade desejou muito que a universidade fosse criada.

"Temos uma relação muito harmoniosa com a comunidade de Santo Amaro. Essa dialogia com a comunidade é algo conquistado e nós preservamos essa relação", enalteceu Danillo.

Fala do reitor Fábio Josué

Fala de Rita de Cássia

Após a solenidade aconteceu a apresentação artística do grupo Ará Didê. No mesmo espaço estava acontecendo a exposição "Mimó: Revelando o Sagrado", coordenada pelo artista plástico Baba Geri, acadêmico do CECULT. Outra exposição, no mesmo dia, era da artista plástica Jamile Macedo, acadêmica do CECULT com o tema "Pluralidades".

Estiveram presentes a deputada estadual, Olívia Santana; a prefeita de Santo Amaro, Alessandra Gomes; o professor Noberto Magalhães, represetando o Campus Malês, da UNILAB; o representane da Câmara Municipal de Santo Amaro, Edson Nascimento (Mendão); professores, técnicos, estudantes, colaboradores terceirizados, políticos e segmentos representativos da sociedade.

Também estiveram presentes os pro-reitores Maurício Ferreira (PPGCI), Emerson Santa Bárbara (PROAD), Wagner Tavares (PROGEP) e José Joaquim Ramos (PROPLAN); as coordenadoras Alessandra Queiroz representando a PROGRAD; Ionara Magalhães, representando a PROPAAE; e Maria da Conceição Soglia, representando a PROEXCT a ex-pró-reitora Tatiana Velloso (PROEXCT) e presidente das Voluntárias da Bahia; a superintendente da SEAD, Kátia Rocha; o chefe da Gabinte da Reitoria, Luis Paulo; e os diretores de Centro de Ensino Adson Mota (CETEC); Josival Santos Souza (CCAAB) e Dyane Reis (CAHL).

Perfis

Rita de Cássia Dias Pereira de Jesus possui graduação em Direito pela Universidade Católica do Salvador (1993), graduação em Pedagogia pela UFBA (1997); pós-graduação em Direitos Humanos (UNEB-Ministério Público da Bahia); Mestrado em Educação pela UFBA (2001) e Doutorado em Educação pela UFBA (2007). Rita de Cássia é professora associada da UFRB e do Mestrado Profissional em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas (UFRB); e no Mestrado Acadêmico Estudos Inderdisciplinares sobre Universidade do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (UFBA).

Ela realizou os estudos de pós-doutoramento na Universidade Eduardo Mondlane (2022-2023). Tutora do Programa de Educação Tutorial Conexões de Saberes: Acesso, permanência e pós-permanência na UFRB (2010-2022) e presidente do Núcleo Docente Estruturante do BICULT-CECULT (2016-2022). Inegra o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros; foi assessora especial da Reitoria da UFRB (2012-2015). É líder do Grupo de Pesquisa FORCCULT-CNPq, integrante da Rede ObFORMACCE. Membro da Comissão Própria de Avaliação da UFRB (2012-2015), membro do Comitê de Acompanhamento de Políticas Afirmativas e Acesso à Reserva de Cotas (2017-2019).
Rita de Cássa atuou como pró-reitora de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis da UFRB (2006-2011) e como pró-reitora de Graduação da UFRB (2015-2018).

Viviane Ramos de Freitas é Doutora em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (2017); mestre em Cultura Moderna pela University College London (Inglaterra, 2012), mestre em Teorias e Crítica Literária e da Cultura, pela UFBA (2006), graduada em Letras com Inglês, pela UFBA (2002) e em Administração de Empresas, pela UFBA (1994). É professora de língua inglesa e literatura do CECULT. Foi coordenadora na UFRB do programa Idiomas sem Fronteiras; gestora do Núcleo de Extensão do CECULT (2018-2019) e vice-diretora do CECULT (2019-2023).

Na dúvida, fale conosco!