A UFRB contratou a Companhia de Engenharia Rural da Bahia – CERB para perfurar quatro poços tubulares em rocha sedimentar/cristalino no Campus de Cruz das Almas. Os serviços estão sendo executados a um custo unitário de R$ 21.211,00.
A localização dos poços foi definida após estudos geofísicos realizados por um geólogo contratado para este fim. A expectativa é que estes poços, dependendo das vazões encontradas, possam abastecer os laboratórios do prédio de química, irrigação de área experimental em frente a garagem, além das Residências e o Restaurante Universitário.
Pretende-se assim solucionar um grave problema de fornecimento de água no campus, cuja demanda vem aumentando principalmente nos meses de verão, causando muitas vezes colapso no sistema e ocasionando interrupções das atividades acadêmicas. O consumo médio mensal no campus de Cruz das Almas é em torno de 3.000 m3.
As revisões realizadas nas linhas de abastecimento, com retiradas de vazamentos e usos irregulares do sistema, devem continuar, para que a UFRB possa aumentar a eficiência no uso deste bem precioso.
A Administração também fará licitações para construção de novos reservatórios ainda este ano.
{gallery}noticias/abastecimento{/gallery}