A reitora da UFRB, professora Georgina Gonçalves dos Santos, recebeu nesta terça-feira, dia 29, o relatório das atividades referentes ao Acordo de Cooperação Técnica UFRB-CONDER para diagnóstico integrado da situação fundiária do Campus Cruz das Almas. A entrega do documento foi precedida de uma apresentação da pesquisadora doutora Alícia Ruiz Olalde (CCAAB), sobre aspectos do ordenamento e planejamento territorial do Campus UFRB em Cruz das Almas.
A entrega e a apresentação aconteceram na Sala dos Conselhos Superiores do prédio da Reitoria da UFRB. O documento detalha as ocupações territoriais no espaço público do Campus Cruz das Almas desde a época da Escola de Agronomia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), antecessora da UFRB. Em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER), a UFRB realizou visitas domiciliares, fotografias aéreas, mapas e entrevistas nas localidades Sapucaia, Sapucaia Rural e outras áreas, durante um ano. Pelo relatório, foram identificadas 1.005 pessoas residentes; dos quais 516 unidades familiares.
O objetivo do levantamento foi comparar dados de relatório produzido sobre ocupações territoriais em áreas públicas da UFRB em 2010 e atualmente. Com esse detalhamento, a UFRB atualiza o cadastro socioeconômico dos moradores e vai definir com auxílio da Procuradoria Jurídica junto a UFRB, uma política de regularização fundiária e de convivência com os moradores, alguns há mais de trinta anos naqueles espaços territoriais.
Estiveram na reunião de apresentação do relatório, o vice-reitor Fábio Josué; o chefe de Gabinete, Silvio Soglia; os pró-reitores Maurício Ferreira (PPGCI) e Emerson Santa Bárbara (PROAD) e a equipe da UFRB responsável pelo levantamento.