A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga a abertura de inscrições do processo seletivo para o ingresso de alunos(as) regulares no Curso de Mestrado Profissional em Defesa Agropecuária (PPGMPDA), no primeiro semestre acadêmico de 2024.
As inscrições estão abertas até o dia 9 de outubro, exclusivamente via internet, no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). A taxa de inscrição é de R$ 65,00.
O Mestrado Profissional em Defesa Agropecuária da UFRB tem por objetivo a capacitação, atualização e aprimoramento de profissionais de nível superior, qualificando-os e habilitando-os, na teoria e na prática, para o desenvolvimento de atividades que visem solucionar problemas relacionados à área de defesa agropecuária.
São ofertadas 15 vagas, sendo que duas delas podem ser ocupadas por servidores(as) técnico-administrativos(as) do quadro efetivo da UFRB. Atendendo à política de cotas, três vagas podem ser destinadas a candidatos(as) autodeclarados negros, uma vaga para pessoa com deficiência e duas vagas para indígenas, quilombolas e pessoas trans.
Podem se inscrever candidatos(as) que possuam curso de graduação de nível superior em Agronomia, Engenharia de Pesca, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária, Biologia, Tecnologia em Agroecologia e Zootecnia ou áreas afins, principalmente aqueles candidatos que atuam na Defesa Agropecuária.
As etapas da seleção são avaliação do Currículo Lattes, histórico escolar e projeto do(a) candidato(a).
Sobre o PPGMPDA – O curso de mestrado profissional em Defesa Agropecuária tem como objetivo capacitar profissionais que atuam na área de defesa agropecuária em pesquisa e no desenvolvimento de tecnologia relacionadas com as áreas de concentração em Defesa Animal e Defesa Vegetal, por meio de orientação, disciplinas e da pesquisa científica/tecnológica (dissertação), visando atender a demanda por profissionais altamente qualificados nas regiões Norte-Nordeste, frente aos novos desafios do agronegócio, principalmente no Estado da Bahia.
O(A) profissional deverá obter conhecimentos teóricos e práticos sobre inspeção de portos e postos de fronteiras, trânsito de animais no país, importação e exportação de produtos de origem animal, inspeção de mercados e feiras de animais vivos, profilaxia das doenças infecto-contagiosas, assistência veterinária, conselho nacional de defesa sanitária animal, fiscalização e a inspeção dos produtos e subprodutos vegetais.
Tem como áreas de concentração Defesa Animal (Linhas de Pesquisa: Comportamento e bem-estar animal; Diagnóstico e vigilância epidemiológica; e Inspeção de produtos de origem animal); e Defesa Vegeral (Linhas de pesquisa:Diagnose e epidemiologia fitossanitária; e Inspeção e fiscalização fitossanitária).
Confira o edital.
Mais informações em ufrb.edu.br/mpdefesaagropecuaria.