A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em parceria com os estúdios Alma Preta, lançou a terceira temporada do podcast “Gargalheira”. Ao total, serão dez episódios destinados a registrar as vozes, ideias e opiniões dos(as) artistas visuais afro-brasileiros(as), bem como suas perspectivas sobre o mundo da arte.
Semanalmente, às sextas-feiras, a partir das 9h, será disponibilizado um episódio em plataformas digitais, como o Spotify. Cada um deles oferecerá uma janela fascinante para o mundo das artes visuais, suas inspirações, desafios e reflexões. No primeiro episódio, já disponibilizado, o convidado é o artista visual fluminense Mulambô, que em seus trabalhos utiliza símbolos e materiais cotidianos em busca de uma refundação das narrativas que cercam as manifestações do povo.
Gargalheira
Criado para ser um espaço inclusivo para discutir a cena artística contemporânea com um público mais amplo, o Gargalheira pretende transcender as fronteiras das universidades e dos círculos restritos dos especialistas e críticos de arte.
É um projeto de extensão e pesquisa idealizado pelos professores Kleber Amancio (UFRB) e Matheus Gatto (UNICAMP), sendo realizado pelo Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT/UFRB), H e C Afro-Atlântica, Núcleo Afro-Cebrap, Programa de Pós-Graduação em Sociologia/UNICAMP, Grupo de estudos Maria Carolina de Jesus (Bitita) e Estúdios Alma Preta.
Conheça mais sobre o projeto acessando @gargalheira.
Ouça o primeiro episódio: