Educação, um direito social foi o tema da mesa de abertura da 6ª Semana do Livro e da Biblioteca, evento institucional da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Lucas Almeida, egresso do curso de Jornalismo da universidade e apresentador da TV Bahia, e o professor Neilton da Silva, do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB), apresentaram suas considerações sobre o tema. A mediação foi feita pela Jucinalva Almeida, diretora do Centro Educacional Maria Milza (CEMAM), em Cruz das Almas.
A cerimônia de abertura aconteceu na tarde de segunda-feira (23), no auditório da Biblioteca Central, no campus de Cruz das Almas, e foi transmitida pela TV UFRB. Na plateia, além da comunidade acadêmica da instituição, também estavam estudantes do ensino fundamental do Colégio Estadual Landulfo Alves de Almeida.
A discussão da tarde teve início com a fala do professor Neilton sobre conceitos e dimensões da educação, como aspecto fundamental da cidadania. Ressaltando a complexidade do assunto, o professor defendeu a necessidade de uma educação emancipatória, que compreenda os sujeitos em sua totalidade e considera outros sistemas que coexistem com o processo educacional. “Quando pensamos a educação enquanto direito social há necessidade de observarmos todas essas confluências bem como o conjunto de tensões, de dilemas e as perspectivas que se desdobram a partir, inclusive, de movimentos de resistências, de insurgências e de reivindicações para que o direito social à educação seja efetivado”, argumentou Neilton.
E foi graças ao acesso à educação que Lucas Almeida está conquistando os sonhos que cultiva desde criança. O jornalista compartilhou sua trajetória na educação e sua resiliência em busca da realização profissional. Ex-estudante do Colégio Landulfo Alves e egresso da UFRB, ele afirmou que o ensino público foi passaporte para a concretização de sonhos. “”Eu, homem preto, homem cruzalmense, do bairro São Judas Tadeu, filho de Edilene, neto de dona Helena. Estudei a minha vida inteira em escola pública. A gente sabe as dificuldades que as escolas públicas enfrentam e sempre enfrentaram, mas eu estou aqui para dizer para vocês que é possível a gente sonhar, é possível investir nesse sonho, e eu investi nesse sonho de ser um comunicador, antes mesmo de entender o que era comunicação”.
Mesa diretiva
A mesa institucional da cerimônia de abertura contou com a presença de Georgina Gonçalves dos Santos, reitora da UFRB; José Joaquim da Silva Ramos, pró-reitor de Planejamento (PROPLAN); Márcia Cristina Passos da Paixão Carneiro, coordenadora da Biblioteca Central e do Sistema de Bibliotecas; e Liliane Ribeiro, representando Geisa Novais, secretária de educação de Cruz das Almas.
Em sua fala, Márcia Carneiro explicou que, partindo da premissa da importância da leitura para êxito nos estudos, a 6ª Semana do Livro e da Biblioteca foi promovida no sentido de possibilitar a participação de crianças e jovens para incentivá-los a adentrar no universo da leitura. “O gosto pela leitura precisa ser estimulado desde a primeira infância, por isso nós temos o desejo de incluir nas nossas atividades os alunos do ensino fundamental”, afirmou.
A reitora da UFRB fez um convite, em seu discurso, para que o lugar da biblioteca seja ainda mais valorizado dentro do âmbito institucional, pois considera que “espaços como esse precisam ser espaços de reflexão do lugar institucional que a biblioteca precisa ter na universidade; não é apêndice, mas é o coração do que já realizamos como conhecimento pregresso e do que constituímos como conhecimento, como tarefa institucional nossa, de conhecimento futuro”.
Sobre o evento
As atividades da 6ª Semana do Livro e da Biblioteca seguem até o dia 25 de outubro, com atividades abertas à comunidade externa e interna e que contemplam todas as faixas etárias e níveis de escolaridade. Os participantes das atividades terão direito à certificação.
Nesta sexta edição, o evento tem como objetivo incentivar a leitura e a construção do conhecimento através da difusão do livro, da informação e do acesso às diversas formas de manifestações artísticas e culturais.
A Semana do Livro e da Biblioteca é instituída pelo Decreto nº 84.631, de 12 de abril de 1980, em alusão ao Dia do Livro, celebrado em 29 de outubro.
A programação completa e detalhada está disponível aqui.
Confira como foi a abertura do evento: