O Dia do(a) Servidor(a) Público(a), comemorado em 28 de outubro, chegou mais cedo na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Na quinta-feira (26), uma programação festiva e diversificada reuniu docentes, técnicos(as) administrativos(as) e terceirizados(as) no campus de Cruz das Almas para celebrar a data.
As atividades começaram cedo, às 7h30, com uma corrida de revezamento em equipe em torno do prédio da Reitoria. O educador físico João Abdias organizou a atividade e apontou que a inclusão da corrida na programação ajuda na aceitação da prática esportiva, que, segundo ele, “Não é só velocidade, é autossuperação, é você correr atrás de ser você mesmo”.
Maria Fernanda Almeida, técnica do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC), sabe bem das vantagens desse esporte. Foi na comemoração do Dia do(a) Servidor(a) Público do ano passado que ela descobriu o interesse pela corrida. Hoje, correr faz parte da rotina da servidora, que ressalta os benefícios na inclusão do esporte como parte da celebração. “É um evento importante, porque a corrida vai além da questão do físico, é muito importante para a saúde mental. E também esse momento de congregação entre os servidores. A gente tá aqui pela brincadeira mesmo, pela energia bacana que é gerada. Então, eu acho que é um evento que tem que continuar acontecendo, porque ele é muito importante para reunir os servidores nesse momento de confraternização”, afirmou.
Para quem gosta de atividade física, ainda teve futebol masculino e futsal feminino. Aqueles(as) que preferem jogos de tabuleiro não ficaram de fora da programação, que contou com dominó e outras brincadeiras. Também aconteceu uma aula de dança com o professor Dilsinho.
Além dos esportes e recreações, vários estandes disponibilizavam atividades aos participantes. Um dos mais concorridos foi o espaço do cuidado, que ofereceu serviços como spa dos pés, revitalização facial, quiropraxia, maquiagem, entre outros. Juliano Castro, do Núcleo de Processo Seletivo da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), fez a massagem relaxante e destacou como o evento promove a confraternização da equipe. Para ele, a promoção do Dia do(a) Servidor(a) foi “extremamente importante para integração de todos os servidores". "Todas as atividades que estão sendo desenvolvidas aqui são fundamentais para fortalecer o vínculo entre os servidores”, concluiu.
Na programação, também havia espaço para prevenção e cuidado da saúde dos(as) servidores(as). Quem se interessou pôde aferir a pressão arterial, medir a glicemia, testar para Hepatite B, Hepatite C, Sífilis e HIV, além de fazer a testagem rápida para Covid-19. Os responsáveis pelos atendimentos foram estudantes de Enfermagem e Medicina do Centro de Ciências da Saúde (CCS), sob orientação das professoras Josele de Farias e Amália Nascimento Sacramento.
A avaliação para hipertensão e diabetes é necessária por serem, ambas, doenças silenciosas, como explica a professora Josele de Farias. Incluir a avaliação no evento foi uma oportunidade de sensibilizar os(as) servidores(as) em relação não apenas aos resultados dos exames, mas, principalmente, à prevenção e à mudança de hábitos. “São doenças que estão aí, são doenças prevalentes, silenciosas, que muitas pessoas ao nosso redor têm e não sabem. A partir da aferição de uma pressão arterial e de uma glicemia capilar, damos um toque de alerta para que a pessoa procure um serviço de saúde para que possa tentar ver se tem realmente o diagnóstico dessas doenças e também ter comportamento que faça com que haja uma prevenção dessas doenças, que são crônicas. Uma vez tendo o diagnóstico, você terá para sempre, só consegue controlar, mas cura não existe”, disse Josele.
A professora Amália reforça a importância do serviço de prevenção oferecido na programação, pois, segundo ela, ”estamos em um contexto de muita reincidência de infecções sexualmente transmissíveis, e o covid, em que pese controlado, mas a gente tem casos sendo positivados no entorno da UFRB, então por isso é importante essa testagem oportuna”.
A variedade de serviços e atividades da programação, de acordo com Flávia Sabina, pró-reitora de Gestao de Pessoas (PROGEP), foi organizada para contemplar a diversidade dos(as) servidores(as) e permitir uma maior adesão. “Esse dia foi pensado pela comissão com muito carinho para valorizar e homenagear nossos servidores e nossas servidoras, que são fundamentais para que a Universidade esteja viva e ativa. Todos os terceirizados e terceirizadas também estão aqui conosco, porque eles são vitais para o funcionamento da universidade”, disse a pró-reitora.
O dia em comemoração ao(à) servidor(a) público(a) da UFRB ainda teve música, com apresentação de talentos da universidade e show de Pedrinho.
Confira a galeria de fotos.