O ensino agrícola no Brasil completou 146 anos em novembro e, para marcar a data, professores e técnicos administrativos da Escola de Agronomia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e da Universidade Federal da Bahia (UFBA), ativos e aposentados, realizaram uma homenagem com a afixação de uma placa na área de recepção do prédio da Reitoria da UFRB.
Na peça, uma linha do tempo mostra os principais acontecimentos ligados ao ensino agrícola no país desde 1859, quando foram criados os Institutos de Agricultura no Brasil, por D. Pedro II, até 2005, quando foi criada a UFRB. Também traz a marca do curso de Agronomia e seu significado.
O descerramento da placa aconteceu em 26 de novembro e “foi um momento de muita emoção, lembranças e de reafirmação do carinho, respeito e gratidão para com a nossa saudosa Escola de Agronomia”, afirmou Elvis Lima Vieira, coordenador do curso de Agronomia do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB).
Histórico
O curso de Agronomia da UFRB é fruto de um processo histórico que se inicia em 1859, com a criação do Imperial Instituto Bahiano de Agricultura, primeira instituição stricto sensu de ensino e pesquisa agropecuária do Brasil, situado na localidade conhecida como São Bento das Lages. Em 1920, o Imperial Instituto Bahiano de Agricultura é transformado na Escola Agrícola da Bahia, sendo transferido para o município de Cruz das Almas em 1945, passando a funcionar em propriedade com 1660ha. de área. Em 1970, a Escola Agrícola da Bahia é incorporada à UFBA e recebe a denominação de Escola de Agronomia da UFBA, que formou engenheiros agrônomos até 2005. Em 2006, a Escola de Agronomia da UFBA é incorporada à recém-criada UFRB, tornando o Curso de Agronomia o maior e o mais antigo curso de graduação desta Instituição.