Estão publicados o edital nº 01/2023 e seu aditamento, da Editora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (EDUFRB), que estabelecem os procedimentos e instruções para o envio de propostas de publicação de produtos tecnológicos produzidos nos programas de mestrados profissionais da Universidade.
Produtos tecnológicos dizem respeito à divulgação da produção do conhecimento. Guias, manuais, cartilhas, catálogos de tecnologias sociais, catálogos de produção artística, relatórios técnicos e materiais paradidáticos são exemplos de produtos tecnológicos.
Para participar do edital, as obras devem apresentar resultados de pesquisas científicas, experiências, inovações tecnológicas, inovações educacionais e culturais. O objetivo é estimular a sistematização, socialização e aumento da produção acadêmica dos programas de pós-graduação da UFRB, especificamente os mestrados profissionais.
O prazo para submissão das propostas de publicação é 31/01/24. O produto deve ser enviado para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., seguindo as orientações do edital. A proposta poderá ter, no máximo, três autores/organizadores. Não há uma padronização na organização e no formato do produto a ser submetido, contudo as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) precisam ser atendidas, bem como a quantidade de páginas deve ser entre 40 e 100.
A seleção dos produtos tecnológicos propostos ficará sob responsabilidade do Conselho Editorial da EDUFRB e será feita com base nos critérios de ineditismo e de mérito técnico-científico e artístico-cultural. Já a seleção das propostas encaminhadas à Editora da UFRB obedecerá às seguintes etapas: análise de enquadramento e análise do mérito. A divulgação das propostas recebidas está prevista para acontecer em 1º/5/24.
As propostas de produtos aprovadas pelo Conselho Editorial serão publicadas no formato eletrônico e ficarão disponíveis para leitura on-line e download gratuito, por tempo indeterminado, na página da EDUFRB. Também há possibilidade, em caso de disponibilidade orçamentária, de alguns exemplares serem impressos.