Fechar
Página inicial Notícias UFRB, OBEC e Ibram disponibilizam dados de pesquisa sobre educação museal
PESQUISA

UFRB, OBEC e Ibram disponibilizam dados de pesquisa sobre educação museal

O levantamento de dados contou com a participação de 19,2% de todos os museus de todos os estados em funcionamento, sejam privados e públicos (municipais, estaduais e federais).
03/01/24 11:44 , 05/01/24 08:36 | 1126
imagem sem descrição.

O painel interativo com os dados da Pesquisa Nacional de Práticas Educativas dos Museus Brasileiros (PEMBrasil) foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e pelo Observatório da Economia Criativa da Bahia (OBEC). A pesquisa, de iniciativa do Ibram, é executada pelo OBEC por meio de um convênio com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e com a Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Durante a realização da pesquisa de capilaridade nacional efetiva e validade estatística, foram consultados 669 museus — 90,4% deles oferecem atividades educativas— e 484 educadores museais de todo o Brasil, com destaque para os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Bahia. "A educação museal privilegia o formato das visitas acompanhadas para público estudantil e tem um imenso potencial de alcance de novos públicos, utilizando as redes sociais e ampliando sua atuação", destaca o relatório produzido.

Pelos dados levantados, as atividades mais comumente realizadas pelos educativos dos museus foram visitas acompanhadas (93,2%), cursos/oficinas (46,4%) e eventos (46,3%), distribuídas entre ações educativas diárias (44,9%) e semanais (22,1%). "Essas atividades educativas são majoritariamente destinadas ao público estudantil, sendo 83% do ensino fundamental, 80,2% do ensino médio e 66,7% do ensino superior", descreve a pesquisa.

A pesquisa tem como objetivo a produção de informações que possam subsidiar a implementação, a avaliação e eventuais revisões da Política Nacional de Educação Museal, contribuindo também para o acompanhamento tanto da Política Nacional de Museus, no que se refere à educação museal, quanto das demais políticas públicas voltadas para o campo museológico.

O painel interativo apresenta dados sobre as práticas educativas dos museus brasileiros e sobre os educadores museais a partir de 30 indicadores selecionados, permitindo a visualização através de filtros e a realização de cruzamentos entre os dados. Além disso, o painel possibilita o acesso aos dados brutos da pesquisa, disponíveis para download e permite o uso e o compartilhamento dos dados.

O principal objetivo da disponibilização do painel é incentivar futuras pesquisas no campo da educação museal a partir de novas perspectivas gerada, por meio de análises e cruzamentos realizados por pesquisadores da área.

Sobre a PEMBrasil 

A Pesquisa Nacional de Práticas Educativas dos Museus Brasileiros: um panorama a partir da Política Nacional de Educação Museal - Pesquisa Educação Museal Brasil (PEMBrasil) surgiu a partir da demanda do campo museológico por informações sistematizadas sobre o campo da educação museal.

Uma fase complementar da pesquisa foi realizada pelo Ibram em setembro de 2023, visando identificar a incidência da educação nos instrumentos de planejamento dos museus brasileiros e examinar as reverberações dos princípios e diretrizes da Política Nacional de Educação Museal no planejamento de suas ações educativas. Uma nova publicação com essa análise de dados tem lançamento previsto para março de 2024.

Sobre o OBEC 

O Observatório da Economia Criativa da Bahia (OBEC) é um grupo de pesquisa interinstitucional que reúne professores e estudantes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), além de pesquisadores independentes e de outras instituições, públicas e privadas, para a promoção de atividades de ensino, pesquisa e extensão no campo da economia criativa. Os membros atuam em áreas de conhecimento como artes, comunicação, economia, administração, estatística, gestão e produção cultural, entre outras.

Confira o Boletim preliminar nº 1 e o Boletim preliminar nº 2 - Relatório final.

Acesse o Painel de Dados Interativo da PEMBrasil.

Na dúvida, fale conosco!