A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) deu um passo significativo para atender a uma demanda antiga da comunidade: a conclusão do Complexo Esportivo do Centro de Formação de Professores (CFP), em Amargosa. O contrato para retomada e finalização da obra foi assinado, nessa segunda-feira (5), na sala dos conselhos, na Reitoria. O trabalho será realizado pela empresa Eloim Engenharia e Construção, vencedora da licitação.
Com um valor de R$ 2.945.076, o contrato prevê serviços na quadra esportiva, pista de atletismo, além de intervenções arquitetônicas na edificação. O prazo previsto para conclusão dos trabalhos é de um ano e meio.
A importância da assinatura do contrato é destacada por Georgina Gonçalves, reitora da UFRB, pois, segundo ela, o ato traz consigo a “expectativa de uma comunidade inteira, de um território inteiro”. Isso porque, a obra estava parada há cerca de dez anos e foi abandonada por duas vezes por empresas contratadas anteriormente. A gestora também pontuou as dificuldades financeiras que atrasaram a realização da obra e que foram superadas pelo engajamento e trabalho da equipe da instituição. “Nossa Universidade nasce a partir da reivindicação do Território do Recôncavo e do Território do Vale do Jiquiriçá, com a discussão de ser inclusiva, de ser desse lugar; nasce a partir de uma política de expansão do ensino superior no Brasil. A materialidade disso, entretanto, vem sendo construída com muita dificuldade, em espaços de disputas de ordem políticas, que se materializam em disputas de recursos. É importante lembrar do apagão, em termos financeiros, em pelo menos seis dos nossos 18 anos, e de que, mesmo todos esses constrangimentos financeiros não foram suficientes para enfrentar nossa disposição em continuar na nossa expansão e na consolidação da UFRB”, afirmou a reitora.
Além de compartilhar o sentimento de expectativa pela entrega do Complexo com a professora Georgina, o professor Fernando Tisque, vice-diretor do CFP, que na ocasião representava a diretora Creuza Souza Silva, também expressou o agradecimento pela retomada das obras. “Esse processo representa as demandas, desejos e expectativas de uma comunidade muito ampla. Isso representa a qualificação da formação de professores, a ampliação das possibilidades de acesso dos serviços da população de Amargosa e também de um crescimento possível em pós-graduação. Então, são muitas frentes em que a finalização de uma obra dessa representa para uma população que esteve participando na construção do campus da universidade e também representa a consolidação e ampliação da UFRB”, declarou Tisque.
Retomada
As tratativas que levaram à assinatura do contrato que possibilita retomar a obra do Complexo Esportivo tiveram início em julho de 2023, quando o Ministro da Educação, Camilo Santana, esteve na UFRB para inauguração do Pavilhão de Aulas 3, do campus de Cruz das Almas e anunciou novos investimentos.
A partir daí, as equipes da Pró-reitoria de Planejamento (Proplan) e Pró-Reitoria de Administração (Proad) elaboraram peças técnicas, projetos e orçamento para possibilitar a chegada dos recurso e, assim, realizar a licitação que culminou na contratação da empresa vencedora.