Na segunda-feira, dia 4, ocorreu, na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), campus de Santo Antônio de Jesus, a posse da nova diretoria do Centro de Ciências da Saúde (CCS) para o próximo quadriênio (2024-2028). A cerimônia aconteceu no próprio Centro, no Auditório Professora Fran Demétrio.
A mesa institucional contou com as presenças da reitora, Georgina Gonçalves; do vice-reitor, Fábio Josué; da diretora e da vice-diretora vacantes do CCS, respectivamente, Flávia Conceição e Josineide Alves; da diretora e do vice-diretor empossados, Rosa Cândida Cordeiro e Hermes Pedreira da Silva Filho; e dos representantes do corpo docente, Eder Rodrigues, dos técnicos administrativos, Flaviane Souza, e dos estudantes, Letícia Goes. A solenidade foi transmitida pela TV UFRB, com tradução em Libras.
O Hino Nacional Brasileiro foi cantado na abertura na abertura da cerimônia, seguido da leitura dos currículos e dos termos de posse da diretora e do vice-diretor que estavam sendo empossados. Após a leitura, realizada pela pró-reitora de Gestão de Pessoas, Flávia Sabina, os termos de posse foram assinados pelos empossados e pela reitora.
A parte cultural ficou por conta da estudante de Enfermagem, Quézia Santos Araujo, e do grupo Durecôncavo, composto pelos músicos e técnicos administrativos Gustavo Carvalho e Marcus Matraca, que se apresentaram também com a participação especial de Oneide Andrade.
A nova equipe de gestão do CCS foi apresentada e é composta pelo chefe do Núcleo Administrativo, Alexandro de Almeida Barbosa; pela gestora de Extensão, Ana Paula Santos de Jesus; pela gestora de Ensino, Perminio Oliveira Vidal Júnior; pela gestora de Pesquisa, Paloma de Souza Pinho; pelos chefes da Biblioteca Setorial, Diogo Grisi e Maia Magalhães; pela chefe da Secretaria Administrativa, Erane Lemos; pelo chefe do Núcleo de Gestão Técnico Específico, Linsmar da Silva Veiga; pela chefe do Núcleo Técnico-Acadêmico, Maite dos Santos Rangel; pela gestora da PROPAAE, Nicélia Carvalho Miranda; e pela gerente técnica Pamela Moura da Rocha.
Estiveram presentes, ao ato solene, representantes da sociedade: o professor Lúcio Borges, diretor do IFBA, Campus Santo Antônio de Jesus; Mãe Milza; a enfermeira Emanuele Daltro, representando a Secretaria Municipal de Saúde; o capitão Fabrício Silva Andrade, representando o comando do 14º Batalhão da Polícia Militar; além de familiares da diretora e do vice-diretor.
Também estavam na cerimônia os pró-reitores Denize Ribeiro (da PROPAAE) e Emerson Santa Bárbara (da PROAD); os diretores de Centro de Ensino, Jacson Machado (do CETENS), Maria Amelia de Pinho Barbosa Hohlenwerger (do CETEC) e Dyane Brito Reis Santos (do CAHL); a vice-diretora Viviane Ramos de Freitas (do CECULT); além de superintendentes, assessores, gerentes técnicos, coordenadores e coordenadoras de unidades, chefes de núcleos, professores, técnicos administrativos, estudantes e colaboradores terceirizados da UFRB.
Perfis dos empossados
Rosa Cândida Cordeiro é Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Mestre e Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente é professora associada do Centro de Ciências da Saúde da UFRB. Teve diversas experiências como gestora na Diretora de Vigilância em Saúde no município de São Sebastião do Passe e Coordenadora de Vigilância em Saúde do Distrito Cabula/Beiru da Prefeitura de Salvador. Ainda no CCS, foi Coordenadora do curso de Enfermagem; Gestora da Propaae; Coordenadora do curso de especialização Gestão em Saúde; Membro da Comissão que construiu o Projeto do Mestrado Profissional em Saúde da População Negra e Indígena. Foi substituta eventual da Direção do CCS durante duas gestões. É pesquisadora do Centro de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher, Gênero, Saúde e Enfermagem da UFBA e, também, Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Raça e Saúde da UFRB. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão em saúde, cuidados de enfermagem; vigilância à saúde, saúde da mulher, doença falciforme, mulher negra, mulher em situação de violência, discriminação racial e de gênero.
Hermes Pedreira Da Silva Filho é graduado em Odontologia pela Universidade Federal da Bahia desde 1994, onde também concluiu seu Mestrado e seu Doutorado em Patologia Humana em 2010. Além disso, realizou um programa de fellow em doenças infecciosas na Escola de Saúde Pública da Universidade de Berkeley, Califórnia-EUA, entre 2001 e 2002, e possui dois pós-doutorados: um em Microbiologia e Biologia Molecular pelo Curso de Biotecnologia da FIOCRUZ e outro em Biologia Molecular na área de Hepatites Virais pelo Instituto Gonçalo Moniz (FIOCRUZ). Durante 20 anos, de 1994 a 2014, Hermes exerceu a profissão de dentista, especializando-se em Endodontia e Radiologia. Serviu ao Exército Brasileiro como Oficial do Quadro de Saúde no Hospital Geral do Exército em Salvador, Bahia, por sete anos. Foi professor substituto no Curso de Odontologia da UFBA por dois anos, também atuou como professor e coordenador do Curso de Odontologia da UNIRB em 2010. Iniciou sua carreira acadêmica na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia como professor substituto entre 2011 e 2013, tornando-se efetivo em 2014, onde atualmente é professor das Ciências Básicas no Centro de Ciências da Saúde. Hermes é professor convidado do curso de pós-graduação em Microbiologia da Faculdade de Farmácia da UFBA e, desde janeiro de 2022, coordena o Laboratório de Diagnóstico Molecular da COVID-19 na UFRB. Seus interesses de pesquisa incluem patologia humana, doenças transmissíveis, resistência antimicrobiana, hepatites virais, COVID-19, além de liderar projetos de Extensão focados na saúde e no desenvolvimento do Recôncavo Baiano.
Álbum de fotos:
Transmissão pela TV UFRB: