UFRB recebe visita de Professor da Universidad Autónoma Chapingo e inicia Proposta de Parceria
03/09/08 12:46
,
13/01/16 15:35
|
2476
O Professor Dr. Juan Antonio Rodrigues, Chefe do Departamento da Área de Agroecologia da Universidad Autónoma Chapingo, do México, foi recebido no Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas da UFRB, durante todo o dia 03 de setembro, para reuniões estratégicas com o objetivo de firmar parceria entre as duas instituições.
Professor Juan participou de reuniões e conheceu a atual estrutura do Campus Cruz das Almas.
Na primeira reunião, participaram o Diretor Pró-tempore do CCAAB, Alexandre Almassy, o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação Carlos Alfredo, a Professora da área de Agroecologia, Franceli Silva, a Professora Maria Conceição Soglia, representando o Núcleo de Agricultura Familiar, a Conselheira do CREA-Ba Maria Higina do Nascimento e a Presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos da Bahia, Lucedalva Xavier Barbosa, que foram articuladoras, junto com Professora Franceli, para tal parceria. Lucedalva e Higina, que foram alunas da antiga Escola de Agronomia da UFBA, declararam que estavam felizes de intermediar o contato entre o Professor Juan e a Professora Franceli, porque vislumbravam boas novas para o ensino na instituição. Segundo elas, o modelo regente no ensino da agronomia precisa ser mais focado na agroecologia, pois ela é a saída para a produção da agricultura familiar.
Segundo Professor Juan, o Departamento de Agroecologia da Universidad Chapingo tem interesse em firmar convênios e conhecer a experiência brasileira em políticas públicas direcionadas à agroecologia. Na área, esta é a primeira parceria com uma universidade brasileira. Quem ganha com isso é a área de estudos, que concentrará esforços dos dois países.
Professor Juan fez uma doação de alguns livros para a Biblioteca da UFRB, todos editados pela Universidade que representa, um deles que retrata os 150 anos de história da Universidad Autónoma Chapingo, que é antiga e muito respeitada naquele país. Ele contou que a instituição tem parcerias com instituições na França, Espanha e Alemanha, mas ainda é pequeno o intercâmbio com instituições da América Latina. Na opinião dele isso precisa aumentar, já que são muitas as afinidades existentes entre o México e os países latinos. Com o Brasil ele destaca questões de clima, da agricultura familiar, da biodiversidade.
Professor Alexandre Almassy apresentou a estrutura do CCAAB e fez um breve resumo da História do Ensino Superior Agrícola na Bahia e a herança da UFRB, com 150 anos de tradição nas áreas de Agrárias.
Na visita às instalações do Campus Cruz das Almas, ele conheceu laboratórios, os prédios em construção e o Museu-Memorial do Ensino Agrícola, acompanhado da Professora Alícia Ruiz, que foi uma facilitadora na tradução do espanhol para o português.
Na segunda reunião do dia, Professor Juan encontrou a Professora Ana Cristina Firmino, Assessora de Parcerias Internacionais, Professor Clóvis Peixoto, Assessor de Parcerias, o Pró-reitor de Extensão Aelson Almeida, para estabelecer questões práticas e burocráticas da parceria e definir as condições de intercâmbio.
Professor Juan trouxe os documentos necessários para viabilizar o convênio, já analisados pelo setor jurídico da instituição mexicana. Ele espera que, firmado o protocolo e agendado um cronograma de atividades para produção dos convênios específicos da parceira, as duas instituições comecem a trabalhar em conjunto ainda no final de 2008, com intercâmbio de estudantes e docentes previsto para 2009.
Para Professora Franceli a UFRB ganha muito com a parceria, já que em 2009 estamos instalando o curso de Tecnólogo em Agroecologia, e o convênio fortalecerá o curso de graduação. Também será viabilizada a criação de um Programa de Pós-graduação em Agroecologia e Sustentabilidade Ambiental. Para Professor Carlos Alfredo, a parceira mexicana tem experiência, com Mestrado e Doutorado na área e nos dará o suporte necessário. Ele acredita que esta visita marca um momento histórico para as possibilidades de Pesquisa e Pós-graduação da UFRB.
{gallery}noticias/chapingo{/gallery}