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Pós-Graduação

Projetos da UFRB são contemplados no Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento

27/06/24 14:04 , 27/06/24 14:04 | 461
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Três propostas aprovadas no Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento, envolvendo cursos de pós-graduação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em parceria com outras instituições federais de ensino superior (IFES), tiveram ações desenvolvidas nos últimos meses: "Áfricas e Américas – escravidão, racismo e antirracismo (séculos XVIII-XXI)"; "As ações afirmativas nos programas de pós-graduação de Universidades Brasileiras: da implementação à avaliação" e "Impacto da formação stricto sensu de profissionais da educação na área de Tecnologia Assistiva, inclusão e diversidade: contribuições para o desenvolvimento de produtos educacionais".

O "Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento" tem como objetivo propiciar a formação e capacitação de estudantes autodeclarados pretos, pardos, indígenas e estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades, com elevada qualificação em universidades, instituições de educação profissional e tecnológica e centros de pesquisa no Brasil e no exterior. O programa prevê internacionalização da universidade com visitas técnicas, bolsas para professores e estudantes; e convênios.

Na proposta Áfricas e Américas, as ações são de pesquisa, aprimoramento dos conhecimentos de língua estrangeira, divulgação da pesquisa que se desenvolvem na UFRB, acesso aos debates teóricos desenvolvidos em centros de pesquisa internacionais, levantamento bibliográfico e vivências culturais em outro país. A professora e pesquisadora Luciana Brito, explicou que este "projeto é importante, pois além de fortalecer a parceria entre a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e UFRB, consolida o processo de internacionalização da UFRB, estimula a contribuição das suas pesquisadoras(es) em debates teóricos e científicos no mundo, reafirma o papel fundamental das políticas de ação afirmativa e permite que nossas (os) estudantes vivenciem experiências internacionais, preparando-lhes para aprender, contribuir e trocar experiências acadêmicas fora do país".

A proposta Áfricas e Américas foi desenvolvida pela pesquisadora Wlamyra Ribeiro de Albuquerque, professora de História do Brasil do Departamento de História e da linha de pesquisa Escravidão e Invenção da Liberdade-PPGH (UFBA), em parceria com a professora do Centro de Artes, Humanidades e Letras, Luciana Brito (UFRB).

Os professores Dyane Brito Reis Santos e José Raimundo Santos, participantes da Cátedra Antônia de Barros, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), colaboraram na elaboração da proposta "As ações afirmativas nos programas de pós-graduação de Universidades Brasileiras: da implementação à avaliação".

Dyane Brito explicou que a proposta de pesquisa prevê missões de trabalho e bolsas sanduíche de Mestrado e Doutorado para estudantes de Pós-Graduação da UFRB, prioritariamente do Programa de Pós-Graduação em Política Social e Territórios (POSTERR) e do Mestrado Profissional em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas, ambos em funcionamento no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), em Cachoeira. O edital para seleção dos primeiros bolsistas se encerrou em 10 de junho.

Entre as atividades que estão sendo desenvolvidas estão pesquisas "no Brasil e no México, nas áreas de Relações Raciais e Políticas Afirmativas".

Parceria entre pós-graduações da UFRB e UFES

As atividades do projeto "Impacto da formação stricto sensu de profissionais da educação na área de Tecnologia Assistiva, inclusão e diversidade" foram iniciadas, com a elaboração e divulgação do edital para seleção de bolsistas, vinculados aos cursos de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade (PPGECID/UFRB) e o Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas (PPGGPP/CCAAB); e aos dois cursos parceiros da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES): o Programa de Pós-Graduação em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores (PPGEDUC-UFES/Campus Alegre-ES) e o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE –UFES/Vitória).

A seleção dos bolsistas objetivou ampliar a composição da equipe do projeto. Em abril foi concluído o processo de seleção de quatro bolsistas de mestrado; uma bolsista de doutorado e uma bolsista de pós-doutorado.

No âmbito das ações de pesquisa, a partir do mês de maio a equipe iniciou o mapeamento e o levantamento da produção científica dos quatro programas de pós-graduação, do período 2015-2024, acerca das temáticas: Tecnologia Assistiva, inclusão e diversidade. Essa ação inicial visou identificar os produtos educacionais elaborados nos programas parceiros, bem como seus autores. "Destaca-se que o ano de 2015 foi definido como marco temporal inicial em virtude de ser o ano em que foi aprovada a Lei nº 13.146, conhecida também como Lei Brasileira de Inclusão ou Estatuto da Pessoa com Deficiência", explicou a professora e pesquisadora do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), Susana Pimentel, uma das autoras da proposta aprovada.

Ainda no âmbito da pesquisa, paralelo a essa ação, foram iniciados estudos com vistas a elaboração dos instrumentos que serão aplicados entre os egressos dos quatro cursos de pós-graduação stricto sensu com vistas a averiguar a efetiva aplicação do produto educacional produzido/proposto; a compreensão de seu impacto no contexto em que foi utilizado e para os sujeitos envolvidos; bem como o impacto da formação stricto sensu em sua vida profissional.

No que diz respeito às ações de extensão, encontra-se em fase de planejamento o Seminário sobre Educação Inclusiva e Tecnologia Assistiva que acontecerá no 2º semestre de 2024 no campus Alegre, vinculado à Universidade Federal do Espírito Santo; e oficinas de Tecnologia Assistiva, a serem realizadas em Feira de Santana, com acesso para professores de salas de recursos multifuncionais e profissionais de Atendimento Educacional Especializado de municípios de territórios circunvizinhos a Feira de Santana.

"Destacam-se que todas essas ações estão sendo desenvolvidas em conjunto e de forma colaborativa, com os quatro programas parceiros. Para isso, têm sido realizadas reuniões periódicas para planejamento, estudo e avaliação. Além das ações diretamente vinculadas ao projeto, os diversos pesquisadores que compõem a equipe têm desenvolvido outras atividades que contribuem para o campo em estudo", explica Susana Pimentel.

Programa Abdias Nascimento 

O PDPG Políticas Afirmativas e Diversidade é uma das ações que integram o Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento, recriado pelo MEC em junho de 2023. Assim como nas outras iniciativas do Programa guarda-chuva, neste PDPG as ações afirmativas têm o objetivo de reduzir desigualdades no País. O objetivo geral do programa é apoiar a formação de recursos humanos de alto nível e a pesquisa acadêmico-científica, por meio do financiamento de projetos em temas relacionados às políticas afirmativas e à diversidade, de maneira a subsidiar o poder público em políticas públicas que visem alcançar igualdade de direitos e oportunidades.

Confira o Edital Nº 17/2023 - Resultado final.

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