Fechar
Página inicial Notícias UFRB participa do Festival Literário e Cultural de Feira de Santana (Flifs 2024)
Flifs 2024

06/08/24 10:19 , 06/08/24 16:02 | 729
A imagem é um cartaz promocional do Festival Literário e Cultural de Feira de Santana (FLIFS). No lado esquerdo, há uma ilustração de uma mulher negra com uma expressão serena, segurando um globo celeste com constelações acima de sua cabeça. Ela tem folhas verdes ao fundo e um papagaio azul pousado em seu braço direito. Acima da cabeça da mulher, há um círculo colorido com várias cores, como um arco-íris. No lado direito do cartaz, está escrito "FLIFS" em letras grandes e coloridas, com cada letra em uma cor diferente. Abaixo, está escrito "Festival Literário e Cultural de Feira de Santana". Mais abaixo, estão as datas "27/08 a 01/09" e o local "Praça Padre Ovídio". No canto inferior direito, está escrito "Narrativas femininas, histórias para resistir." em letras laranjas. Há também um pequeno triângulo colorido com a inscrição "17ª Edição"

Em uma noite de literatura, música e arte, a programação do Festival Literário e Cultural de Feira de Santana (Flifs) foi anunciada na última sexta-feira (02) em evento de lançamento no Sesc Centro. Além das atividades que já fazem parte da grade, como recitais de cordel, espetáculos teatrais, apresentações de escolas, lançamento de livros, nomes como os das escritoras Bárbara Carine, Vanda Machado, Luciany Aparecida, Cristiane Sobral e Alana Freitas El Fahl foram anunciados. O festival é realizado pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e pelo Serviço Social do Comércio (Sesc).

Com o tema “Narrativas Femininas, histórias para resistir”, o Flifs vai homenagear mulheres que se destacaram como escritoras, mestres de samba, bonequeira e artesãs. As homenageadas são Ernestina Carneiro, Dona Pomba (in memoriam), Chica do Pandeiro, Mestre Lainha, Marilene Brito, Vanda Machado e Crispina dos Santos (in memoriam). Na praça do Cordel, mais de 20 cordelistas, como Mestre Lainha, Isabel Nascimento, Bule Bule, Chico Pedrosa, Jurivaldo Alves, e Franklin Machado, vão se reunir. Shows de Carol Pereyr, Grupo Africania, tributo a Jorge de Angélica, com Dionorina e Gilsan, e Maryzélia também foram divulgados.

O evento ainda vai contar com lançamento de mais de 100 livros e a programação da Flifinha, que tem apresentações de escolas, contação de histórias, bate-papo e apresentações culturais voltados para as crianças. Em 2024, o Flifs estima reunir mais de 60 mil pessoas durante os seis dias de programação. As atividades que acontecem normalmente na Praça Padre Ovídio, no Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), na Biblioteca Setorial Monteiro Lobato e no Sesc Centro este ano também vão ocorrer no Centro Integrado de Educação Inclusiva de Feira de Santana. A programação completa será divulgada em breve.

A comissão organizadora do Flifs é composta por representantes da Arquidiocese de Feira de Santana, Secretaria Estadual da Educação, através do Núcleo Regional de Educação (NTE 19), Prefeitura Municipal de Feira de Santana, por meio da Secretaria de Educação, e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) – Campus Feira de Santana. O evento tem o apoio da Secretaria Estadual de Cultura, através da Fundação Pedro Calmon, Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Saiba mais sobre o Festival Literário e Cultural de Feira de Santana no site flifsoficial.uefs.br.

Com informações da Fundação Pedro Calmon.

Na dúvida, fale conosco!