Fechar
Página inicial Notícias UFRB abre seleção de professores(as) formadores(as) e tutores(as) a distância
SELEÇÃO

UFRB abre seleção de professores(as) formadores(as) e tutores(as) a distância

06/08/24 14:29 , 06/08/24 16:02 | 2723
A imagem mostra uma mesa de trabalho com alguns itens organizados. À esquerda, há um laptop prateado com teclado preto. À direita do laptop, há um smartphone preto, dois canetas prateadas e um bloco de notas adesivas rosa. A superfície da mesa é branca.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) está selecionando profissionais para atuarem, temporariamente, como professores(as) formadores(as) e tutores(as) em cursos a distância nas áreas de Matemática, Tecnologias e educação aberta e digital, Interdisciplinar em Artes e Música Popular Brasileira. Os editais nº 12, 13, 14, 15 e 20/2024 foram publicados pela Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD).

As inscrições são feitas on-line, de forma gratuita, seguindo as instruções dos editais. As bolsas para professor formador variam de R$ 1.550 a R$ 1.850, enquanto a bolsa para tutor é no valor de R$ 1.100. O início das atividades dos(as) selecionados(as) está previsto para setembro de 2024, com exceção da função de professores(as) formadores(as) com atribuição de orientar TCC, no curso de especialização em tecnologias e educação aberta e digital, que irá começar em agosto de 2024.

Confira os principais pontos de cada edital.

Vagas para atuação nos cursos de Licenciatura Interdisciplinar em Artes e Licenciatura Plena em Música Popular Brasileira

Esta seleção disponibiliza oito vagas e é restrita a docentes que atuam no Estado da Bahia. A inscrição deve ser feita até 13/8.

Como requisitos à vaga, o edital exige que os(as) candidatos(as) tenham formação na área do componente optado; experiência de, no mínimo, um ano de exercício docente em Ensino Superior; e não estar recebendo bolsa CAPES na ocasião de entrega da documentação/ vinculação ao Sistema de Pagamento de Bolsas (SGB).

O resultado final da seleção estará disponível dia 22/8, de acordo com o edital.

Leia o edital SEAD nº 12/2024.

Vagas para atuação no curso de Especialização em Ensino de Matemática

Processo seletivo interno voltado para professores(as) do magistério superior da UFRB. Interessados(as) em concorrer a uma das 11 vagas ofertadas devem se inscrever até 11/8. Cada candidato(a) poderá realizar inscrição em até duas disciplinas do mesmo semestre ou de semestres diferentes.

A previsão é que o resultado seja publicado em 20/8, a partir das 15h.

Acesse o edital SEAD nº 13/2024.

Vagas para atuação no curso de Especialização em Ensino de Matemática (tutoria)

As inscrições da seleção para duas vagas e formação de cadastro de reserva para tutores(as) do curso de Especialização em Ensino de Matemática seguem abertas até 11/8. É exigida a formação em Licenciatura em Matemática e atuação profissional como docente no Estado da Bahia.

Entre as atribuições do(a) tutor(a) estão a mediação da comunicação de conteúdos entre professor(a) e cursistas; acompanhamento das atividades discentes; apoio ao(à) professor(a) no desenvolvimento das atividades; estabelecimento de contato permanente e mediação das atividades discentes; e colaborar com a coordenação do curso na avaliação dos(as) estudantes.

A carga horária semanal de atividades de tutoria a distância é de 20 horas.

O resultado final da seleção está previsto para 20/8.

Mais informações no edital SEAD nº 14/2024.

Vagas para atuação no curso de especialização em tecnologias e educação aberta e digital

Até o dia 11/8 seguem abertas as inscrições para processo seletivo para professores(as) formadores(as) no curso de Especialização em Tecnologias e Educação Aberta e Digital. Somente docentes concursados do quadro de professores do magistério superior da UFRB podem participar.

São disponibilizadas nove vagas. O(A) candidato(a) poderá realizar inscrição em até duas disciplinas do mesmo semestre ou de semestres diferentes.

Leia o edital SEAD nº 15/2024.

Vagas para atuação, como professor formador (orientação de TCC), no curso de especialização em tecnologias e educação aberta e digital

O período de inscrições para os(as) interessados São disponibilizadas 5 vagas

Para se candidatar, o(a) servidor(a) deverá possuir os requisitos a seguir: a) Ser professor(a) que atua no Estado da Bahia; b) Possuir formação de graduação; c) Possuir Pós-Graduação (nível mestrado ou doutorado); d) Possuir, no mínimo, 01 (um) ano de exercício docente em Ensino Superior; e) Não estar recebendo bolsa CAPES na ocasião de entrega da documentação/ vinculação ao Sistema de Pagamento de Bolsas (SGB).

Mais informações no edital SEAD nº 20/2024.

Todas as orientações para os processos seletivos estão disponíveis na página do SEAD

Na dúvida, fale conosco!