Fechar
Página inicial Notícias UFRB abre seleção para concessão de bolsas de permanência e auxílio creche do PPQ
Permanência

06/08/24 15:15 , 12/08/24 08:26 | 2344
A imagem mostra a fachada de um prédio de três andares. A estrutura é moderna, com varandas em cada andar protegidas por grades vermelhas. As paredes são de cor clara, e a parte superior do prédio tem uma faixa verde. As varandas têm divisórias que criam sombras e dão um aspecto geométrico ao edifício. Há várias janelas e portas de vidro, permitindo a entrada de luz natural.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) publicou edital de concessão de bolsas e do auxílio creche do Programa de Permanência Qualificada (PPQ). A seleção, feita pela Pró-reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE), tem por objetivo promover a assistência estudantil e é voltada para estudantes regularmente matriculados(as) nos cursos  presenciais de graduação da Instituição, que comprovadamente estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

As bolsas serão concedidas nas modalidades de alimentação em pecúnia; moradia sem restaurante universitário (RU); residência graduação; transporte; alimentação (RU em Cruz das Almas) e auxílio creche, já com os valores reajustados.

Além de ser estudante regular da UFRB, o edital estabelece outras condições para participar do processo seletivo: estar cursando prioritariamente a primeira graduação, com exceção daqueles(as) que estão cursando a terminalidade dos bacharelados interdisciplinares; possuir status classificado(a) e/ou homologado(a), nos editais de avaliações socioeconômicas realizadas nos anos de 2022 a 2024; e não ser bolsista do Programa Bolsa Permanência (PBP) do Ministério da Educação, exceto para solicitação do auxílio creche.

A inscrição deverá ser realizada, exclusivamente, no Portal Discente do Sistema de Gestão das Atividades Acadêmicas (SIGAA) até 9 de agosto. O(A) candidato(a) deve inscrever-se em apenas uma das modalidades de bolsa ou auxílio ofertados, com exceção do auxílio creche. Quem já for bolsista do PPQ e tiver interesse em mudar de modalidade de bolsa devem informar no campo de justificativa o pedido de migração de bolsa.

O resultado final da seleção será conhecido na data provável  de 28 de agosto, na página da PROPAAE. A efetivação da bolsa de permanência ou auxílio creche acontecerá conforme disponibilidade orçamentária e, obrigatoriamente, após o envio da documentação exigida em edital.

OS(As) estudantes contemplados nesta seleção receberão a bolsa permanência partir de outubro de 2024 por um tempo correspondente ao mínimo para integralização do curso de graduação em que estiverem matriculados.

A PROPAAE disponibiliza os e-mails Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. para recebimento de dúvidas da seleção, além de realizar plantões tira-dúvidas presenciais na sede da Pró-reitoria, localizada na Rua Rui Barbosa nº 710 Centro, Cruz das Almas,  e divulgar tutoriais de inscrição na página da pró-reitoria. O chat da UFRB também está apto a ajudar nas dúvidas dos(as) estudantes.

Acesse a página com todos os documentos e informações do processo seletivo.

Sobre o PPQ

O Programa de Permanência Qualificada tem como finalidade promover condições para o desenvolvimento das potencialidades da comunidade discente, visando a sua inserção cidadã, cooperativa, propositiva e solidária nos âmbitos cultural, político e econômico da sociedade e do desenvolvimento regional e disponibiliza mecanismos para prover condições materiais básicas às/aos estudantes dos cursos de graduação presenciais que apresentam condições de vulnerabilidade socioeconômica, durante seu percurso formativo, nas áreas de assistência estudantil definidas pelo PNAES.

Na dúvida, fale conosco!