Mais uma vez, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) é parceira na realização da Feira Literária de Cachoeira (Flica), que ocorrerá entre os dias 17 e 20 de outubro. Professores(as) e estudantes da instituição integram a extensa programação do evento, que também contará com o Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) como um dos principais locais de realização.
Antes mesmo da Flica, a UFRB já se fez presente na Feira com as professoras Dyane Brito e Dinalva Melo contribuindo com a programação da Casa dos Autores Brasileiros. Já a egressa do curso de Jornalismo, escritora, poeta e pesquisadora pós-doc no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP), Calila das Mercês, foi uma das curadoras da Tenda Paraguaçu. No dia 18, os professores Ayrson Heráclito e Luigi Fernandes participarão das mesas “Os Registros Visuais do Patrimônio Cultural” e “O modo de fazer tradicional do Licor de Cachoeira”, respectivamente, na Fundação Hansen Bahia. Estudantes da UFRB também terão oportunidade de participar de uma oficina de pintura criativa, intitulada “Festa das cores ilustradas”. A Editora da UFRB terá um stand no Espaço das Editoras Universitárias com exposição de livros, onde os visitantes poderão conhecer e comprar os mais de 200 títulos publicados.
Assim como em edições anteriores, a programação da Fliquinha, um espaço lúdico dedicado à literatura infantojuvenil, será realizada no auditório do CAHL, localizado na Rua Maestro Irineu Sacramento. O espaço receberá apresentações teatrais, espetáculos músico-literários e encontros com autores(as) de livros voltados para crianças e adolescentes.
Flica 2024
Com o tema “O Mundo da Literatura em Festa”, a 12ª edição da Flica traz uma programação ampla e diversificada, organizada em cinco espaços temáticos: Tenda Paraguaçu, Fliquinha, Geração Flica, além de dois palcos dedicados às apresentações musicais e culturais: Palco Raízes e Palco dos Ritmos.
Entre os destaques da programação estão Zezé Motta, cantora e atriz; Liniker, cantora, compositora, atriz e artista visual trans; Gegi Núñez, ativista indígena Guarani; Raphael Montes, escritor e roteirista; Thalita Rebouças, Jornalista e escritora brasileira; Elisa Lucinda, atriz, cantora, escritora e poetisa; Itamar Vieira, escritor; João Pimenta, humorista; e Upile Chisala, pesquisadora e contadora de histórias africanas do Malawi.
As atividades incluem debates, intervenções artísticas, mesas de bate-papo, lançamentos de livros, sessões de autógrafos, espetáculos, contação de histórias, exibição de conteúdos audiovisuais, apresentações de filarmônicas e muito mais.
Toda a programação da Flica é gratuita e aberta ao público.
Para saber mais sobre a festa, acesse a página da Flica 2024 e o Instagram do evento.