Fechar

replica rolex

Página inicial Notícias Estudantes da UFRB produzem mídia livro multiplataforma sobre carnaval de Maragojipe
Publicação

Estudantes da UFRB produzem mídia livro multiplataforma sobre carnaval de Maragojipe

04/11/24 10:29 , 11/11/24 14:18 | 593
imagem sem descrição.

A tradicional celebração carnavalesca de Maragojipe, patrimônio cultural imaterial da Bahia, é tema do fotolivro ”Carnalivro - Carnaval de Maragojipe: um espetáculo a céu aberto”, produzido por Dener José, Vaneila Santos, e Vitor, Santana, sendo Dener e Vaneila egressos e Vitor estudante do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB). 

O projeto nasceu do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Dener e Vaneila, em 2023, sob a orientação da professora Alene Lins. Na ocasião, a dupla elaborou um fotolivro com registros fotográficos do carnaval de Maragojipe e informações úteis para visitantes do evento, como locais de hospedagem, orientação sobre como chegar à cidade, locais para adquirir fantasias e contatos do comércio local, incluindo postos de saúde e órgãos públicos.

Em 2024, Vitor se juntou à dupla, e o fotolivro passou por alterações e ganhou novas implementações, com a proposta de ser um material cultural para difundir o carnaval. Foram incluídas entrevistas com agentes culturais, relatos históricos da folia, QR-codes direcionando para a trilha sonora da festa, legendas e fotografias do carnaval de 2024. Além disso, o projeto também trazia a narrativa do tradicional Bloco das Almas, bem como de outros blocos de ruas e dos caretas, ícone principal do carnaval  maragojipano. Essas mudanças transformaram o fotolivro em um mídia livro, com interações multiplataforma.

A estética do mídia livro foi criada a partir das lembranças e das vivências dos autores — dois maragojipanos e uma feirense — durante o carnaval de Maragojipe. Vitor destaca que sua experiência no carnaval, vivida desde a infância, moldou sua percepção dessa manifestação cultural. Ele enfatiza a importância da vivência no carnaval como um sentimento de pertencimento, o que o  inspirou a transformar a riqueza cultural em um produto gráfico. “Buscamos mostrar uma estética colorida e plural e, ao mesmo tempo, singular”, ressalta, refletindo sobre a festa.

De acordo com Vitor, a produção do mídia livro foi possível graças ao aprendizado na formação acadêmica. Segundo ele, disciplinas como Fotografia Publicitária, Estética da Comunicação e Semiótica Social ajudaram a apurar o olhar sobre a estética e  poética do carnaval maragojipano. “Então, o curso foi de suma importância, especialmente essas disciplinas que me prepararam para isso e que utilizei durante esse processo. Desenvolver esse senso de observação para minha realidade, para o entorno da minha cidade, para poder destinar esses conhecimentos obtidos na realização desse projeto”, declarou.

O projeto foi submetido e contemplado pelo Edital de Apoio às Artes - Lia da Silveira, pela Lei Paulo Gustavo Bahia, o que garantiu a confecção de 200 exemplares do Carnalivro para distribuição em equipamentos culturais ligados ao carnaval e em instituições público-privadas que fomentam temáticas carnavalescas.

O lançamento do “Carnalivro - Carnaval de Maragojipe: um espetáculo a céu aberto” foi realizado no dia 19 de outubro, na Fundação Vovó do Mangue, Centro Histórico de Maragojipe.  A repercussão do projeto na cidade, segundo Vitor, está sendo bastante positiva, principalmente “pelo fato de ser um grupo de jovens reunidos para poder produzir algo que eles têm notório saber”.

Na dúvida, fale conosco!