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GT-PROCAP

24/10/08 16:22 , 13/01/16 15:34 | 1242

gt-procap

É um Grupo de Trabalho ligado a PROGEP, criado em 21 de agosto de 2008, por Portaria do Magnífico Reitor, com a finalidade de elaborar a Proposta do Programa de Capacitação dos Técnico-administrativos para 2009-2010.
Jesusa Rita Fidalgo Sánchez (Presidente) - Representante da PROGEP
Luciano dos Santos Sousa - Representante da Administração Central
Deivisson Leão do Nascimento - Representante do CAHL
Luis Gustavo Santos Encarnação - Representante do CCS
Rita de Cássia Falcão Borja - Representante da REITORIA
Aida Celeste Silveira Maia - Representante da ASSUFBA
Márcia Regina Santos da Silva - Representante do CCAAB
Joyce Abreu Lopes - Representante da Administração Central
Suraya Brito Chagas - Representante do CFP
Neide Cardoso Lima de Matos - Representante da CIS / CETEC
Maria Inês de Almeida O. Pinto - Pró-Reitora de Gestão de Pessoal
- Grupo catalisador e facilitador do processo de elaboração do Programa de capacitação;
- Atuação baseada na participação dos diversos atores, na diversidade de percepções, no desenvolvimento individual e grupal dos servidores e na busca pelo cumprimento da missão e dos compromissos institucionais.
- A concepção do Programa deve ocorrer numa perspectiva da gestão estratégica, partindo de um diagnóstico situacional, onde possam ser levantadas as expectativas, necessidades e potencialidades individuais e institucionais, visando o cumprimento da missão da Universidade
- Ênfase no Programa, com a apresentação de proposição de ações estratégicas para o período de 2009 - 2010 e de um plano operacional de capacitação contendo os cursos para 2009.
O que fazer ?

Elaborar o Programa de Capacitação.

Por que fazer?

- Para atender a legislação que define as regras do PCCTAE;
- Para possibilitar o desenvolvimento e a progressão por capacitação dos servidores técnico-administrativos;
- Para garantir o desenvolvimento da competência institucional e a qualidade dos serviços prestados.

Como fazer?

Considerações:

- O Programa de Capacitação é o documento resultante de um planejamento;
- Todo planejamento é uma oportunidade de reflexão, discussão, aprendizagem e construção de cultura organizacional;
- O Programa precisa estar interligado com o PDI ( Plano de Desenvolvimento Institucional) e Plano de Desenvolvimento dos Integrantes da Carreira dos Cargos Técnico-administrativos da UFRB;
- O Programa precisa ser fruto de um planejamento estratégico.

Metodologia:

1 - Realização de oficinas de trabalho visando a construção de um diagnóstico situacional com a participação de:
- Servidores técnico-adminstrativos ( possibilidade de participação de todos)
- Gestores ( por representação)

2 - Tratamento dos conteúdos levantados nas oficinas, estruturando o diagnóstico situacional.

3 - Estudo e discussão da legislação pertinente, do Dimensionamento das Necessidades de Pessoal da UFRB e de modelos de programas de outras instituições.

4 - Definição da estrutura do programa de capacitação a ser elaborado.

5 - Definição dos objetivos, estratégias, ações e metas em relação a capacitação.

6 - Elaboração da proposta do Programa (documento).

O que?

Para que?

Como?

1- Realizar Oficinas de Planejamento.

Construção do Diagnóstico Situacional e coletar informações sobre as expectativas e necessidades em relação a capacitação do grupo técnico-administrativo.

Reunindo:

- técnico-administrativos;

- gestores;

2 - Refletir e discutir a legislação que orienta e define parâmetros na elaboração e a viabilização do Programa.

Identificação dos limites, das obrigatoriedades, das implicações, das necessidades e das possibilidades do Programa.

Realizando reuniões do GT para estudar e debater sobre o assunto.

3 - Analisar e discutir programas de capacitação de outras Instituições.

Construção de uma proposta de modelo/formato e agregar informações que auxiliem o trabalho do Grupo.

Realizando reuniões do GT para estudar e debater sobre o assunto.

4 - Analisar e discutir dados existentes no SIAPE e no documento de Dimensionamento das Necessidades de Pessoal Técnico-administrativo da UFRB.

Iniciar a construção de um diagnóstico da situação atual, em relação ao perfil do grupo de técnico-administrativos e ao ambiente de trabalho.

Realizando reuniões do GT para estudar e debater sobre o assunto.

5 - Organizar, sintetizar e discutir as informações coletadas nas oficinas.

Elaboração do Diagnóstico situacional;

Identificação de propostas de estratégias organizacionais.

Dividindo tarefas entre subgrupos do GT.

Realizando reuniões do GT para esse fim.

6 - Discutir os caminhos a seguir e os resultados a alcançar.

Definição das estratégias e das metas na área de capacitação.

- Analisando o Diagnóstico elaborado e construindo alternativas para atingir os objetivos e definido metas.

- Realizando reuniões do GT para esse fim.

7 - Desdobrar as estratégias em ações e definir os parâmetros para o desenvolvimento das mesmas.

Elaboração do Programa de Capacitação.

-Discutindo as estratégias na pespectiva de obtenção dos resultados esperados.

Realizando reuniões do GT para esse fim.

8 - Construir a Programação de Capacitação para 2009.

Definição da Programação de Cursos/Treinamentos de 2009.

Discutindo prioridades de treinamento dentro das ações definidas.

Realizando reuniões do GT para esse fim.

7- Estruturar e organizar o material produzido.

Elaboração da Proposta de Programa de Capacitação da UFRB

Revendo, analisando e corrigindo o material produzido.

Dividindo tarefas entre subgrupos do GT.

Realizando reuniões do GT para esse fim.

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Telefone: 3621-4311(Jesusa)

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