Seminário Internacional: 40 Anos do AI-5 foi realizado em Cachoeira
14/11/08 00:00
,
13/01/16 15:34
|
2355
A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia promoveu o Seminário Internacional: 40 Anos do AI-5, no campus de Cachoeira.
O evento, realizado pelo Núcleo de Estudos em Sociedade, Poder e Cultura (NESPOC) e Centro de Artes, Humanidades e Letras da UFRB, teve conferências, mesas-redondas e exibição de filmes, sobre o ano de 1968, tão emblemático do ponto de vista das revoluções culturais e políticas. No caso do Brasil, o ano terminou muito mal, datado pela instauração do Ato Institucional N. 5, também denominado de o “o golpe dentro do golpe”.
Quarenta anos depois do AI-5, o aprendizado da democracia e a luta em favor dos direitos humanos ainda é um desafio para sociedade brasileira. O Seminário reuniu estudiosos internacionais e nacionais e analisou as ações desencadeadas pelo AI-5, tais como: o fechamento do Congresso Nacional, o fim do habeas corpus para presos políticos e a extinção do direito de associação e participação em reuniões e instituições de classes, além de outras séries de prerrogativas. A violência do regime ditatorial, as formas de reação dos movimentos sociais (incluindo o movimento estudantil e operário), a oposição de setores da Igreja católica à ditadura militar na Bahia e fontes e acervos da ditadura militar no Brasil.