O Dia Nacional da Consciência Negra se constitui numa data de grande significado para o Brasil, a Bahia, o Recôncavo. A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, através da criação do Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo (Portaria 181/2006), busca ressaltar a importância histórica, política e pedagógica dessa data, ao tempo em que tem buscado instituir atividades acadêmicas e sociais que visam contribuir para a promoção de ações, programas e políticas pró-igualdade racial e inclusão social no Recôncavo.
Histórico da criação do Fórum
A I Conferência de Negritude e Educação, realizada em 2006 no Centro de Formação de Professores – em Amargosa, como uma ação da PROPAAE, foi o primeiro evento a ser realizado na UFRB, e contribuiu para o surgimento do Fórum 20 de novembro.
A Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis – PROPAAE através do Fórum, em parceria com os Centros põe em prática uma ação de co-responsabilidade e mutualidade no que tange à implantação e promoção de políticas afirmativas e de inclusão social na UFRB.