FORD e UFRB negociam acordo de parceria
15/12/08 06:14
,
13/01/16 15:34
|
2976
A FORD (Complexo de Camaçari), enviou uma comitiva para visitar o campus Cruz das Almas no dia 11 de dezembro com o objetivo de formalizar um Convênio com a UFRB.
Composta pelos profissionais Reginaldo Souza, Coordenador do Comitê de Cooperação com Universidades, André Beduschi, Cláudia Reichel, Rosa Matienzo e Silvia Tachy, Coordenadora de Estágio da FORD, a comitiva foi recebida pelos Professores Celso Borges, Denis Petrucci e Djael Dias da Silva.
A comitiva visitou o pavilhão dos futuros laboratórios de ensino (antigo prédio da Fitotecnia) e ao pavilhão de aulas 1, onde foram apresentadas as instalações que deverão estar em pleno funcionamento no 1º semestre de 2009.
A profª Ana Cristina Soares apresentou os projetos de pesquisas realizadas pelo Núcleo Pesquisa e Extensão do Sisal (NSISAL), juntamente com os professores Djael, Oldair, Jorge Gonzaga e Rodrigo, destacando o nível tecnológico em que se encontra a cultura no Estado da Bahia e os esforços empreendidos do grupo na busca de soluções para superar as limitações que têm entravado algumas etapas do sistema de produção, do processamento e beneficiamento da cultura. A fibra de sisal se constitui em importante matéria prima na confecção de painéis, consoles e outros componentes internos de veículos automotivos e é vista como possibilidade de uso pela equipe de desenvolvimento de produtos da FORD.
As possibilidades de estágio para os alunos do BCE&T foram apresentadas por Silvia Tachy e foram discutidas as formas de cumprimento da carga horária exigida, deslocamento e logística para os estagiários e a necessidade de serem cumpridas as 6 horas diárias pelo período de seis meses para os graduandos que estiverem cumprindo os últimos semestres do curso. O prof. Celso Borges enfatizou o investimento que será feito para que os alunos do BCE&T já iniciem a partir do 1º semestre de 2009 o curso de Inglês Instrumental como mais um dos requisitos na formação dos mesmos. Foram analisados detalhes sobre o Convênio “guarda-chuva” proposto pelas duas instituições, a possibilidade de parcerias com órgãos de fomentos de pesquisa como a FINEP, FAPESB, e outros.
Foram discutidas também as possibilidades do CETEC e a FORD oferecerem, conjuntamente, uma formação complementar para os tecnólogos que trabalham no Complexo de Camaçari. Prof. Celso se comprometeu a consultar PROGRAD e CRA sobre normatização da certificação desses alunos.
Esta é a segunda vez que uma Comitiva da FORD visita a UFRB. A primeira visita ocorreu em junho deste ano. Um grupo de professores também já esteve no Complexo Camaçari, em outubro.
{gallery}noticias/convenio_ford{/gallery}