UFRB consolida o quadro docente do seu processo de implantação
16/12/08 07:50
,
13/01/16 15:34
|
4118
A UFRB chegará ao segundo semestre de 2009 com cerca de 520 docentes concursados.
Nota do Reitor Paulo Gabriel Nacif'O Governo Federal autorizou a realização de concurso público num quantitativo de vagas docentes (236 vagas) que permitirá a UFRB atingir nos próximos meses a consolidação do quadro de professores previsto para o processo de implantação e que, a princípio, só deveria ocorrer no período de 2010/2011. Com isso a UFRB chegará ao segundo semestre de 2009 com cerca de 520 docentes concursados. Adicionalmente foram autorizados mais 14 vagas para concurso docente do Programa REUNI e mais uma vaga específica para contratação de um professor da área de educação a distância.
A Lei 11.151 de 31 de julho de 2005 que criou a UFRB determinava que o quadro docente da universidade ao final da implantação (2010/2011) seria de 444 docentes. Atingimos esse número e conquistamos um acréscimo importante sobre ele, após intensa negociação com o MEC. Ressalte-se que o processo de implantação não envolve o REUNI, programa que prevê a contratação de mais 100 docentes (20 para cada Centro de Ensino da UFRB).
Para essa conquista a participação da comunidade acadêmica foi decisiva: a dedicação dos docentes, técnico-administrativos e estudantes, compreendendo o nosso momento histórico, atuando com críticas e ação qualificada e proativa (aquela que visa antecipar futuros problemas, necessidades ou mudanças).
Considerando o Programa de Implantação, os Centros de Ensino fora de sede (CAHL, CFP e CCS) atingirão 100 docentes concursados ainda em 2009, o CETEC terá 80 docentes e o CCAAB 137 professores. Tais números serão ampliados nesse mesmo ano com o início dos concursos docentes para o Programa REUNI.
A essa conquista corresponde uma responsabilidade que deveremos responder em curto prazo e cujas repercussões serão imensas para o projeto da UFRB: a definição das áreas dos concursos, considerando, notadamente:
a) Os cursos de graduação e pós-graduação que oferecemos e aqueles que estão planejados;
b) Componentes curriculares que integralizam tais cursos;
c) Vagas oferecidas;
d) Aproximação da relação aluno/professor de 18/1.
Sabemos que o caminho da consolidação do projeto de uma universidade é longo, mas a conquista de vagas docentes sempre foi colocada como uma prioridade do nosso reitorado, afinal tais contratações significam em grande parcela a consumação da concretude qualificada do fato institucional irreversível. A isso, evidentemente, deve ser somado, também pela sua importância, o quadro de servidores técnico-administrativos, cujo empenho para a ampliação continua no nosso foco de prioridade. Adicionalmente, é indispensável as condições materiais e um ambiente institucional sólido que estimule a permanência desses profissionais e seja atrativo aos estudantes.
Com estima,
Paulo Gabriel Soledade Nacif
Reitor