Auxílio-Funeral
02/02/09 06:49
,
13/01/16 15:34
|
798
O Que é
É o Benefício devido à família ou a terceiro para custear o funeral de servidor falecido em atividade ou aposentado.
O Que Você Deve Saber
O valor do Auxílio-Funeral corresponde a um mês de remuneração ou provento do servidor ou aposentado falecido, quando o requerente for pessoa da sua família.
Se o Auxílio-Funeral for solicitado por terceiro que custeou o funeral, o valor pago deverá ser o constante da Nota Fiscal apresentada, comprobatória das despesas com os funerais, ou o correspondente a última remuneração/provento, o que for menor.
Havendo acumulação legal de cargos, o Auxílio será pago considerando única e exclusivamente o cargo de maior remuneração.
O Auxílio-Funeral deve ser concedido no prazo de 48 horas contadas a partir da formalização da solicitação.
Em caso de falecimento de servidor em serviço fora do local de trabalho, inclusive no exterior, as despesas de transporte do corpo correrão à conta da Instituição.
A solicitação do benefício prescreve em 05 (cinco) anos.
Não há previsão legal para pagamento de auxílio-funeral em virtude do falecimento de dependente(s) do servidor, nem de beneficiário de pensão.
Consideram-se família do servidor, além do cônjuge e filhos, quaisquer pessoas que vivam as suas expensas e constem do seu assentamento individual.
O Que Você Deve Fazer
Apresentar-se à Coordenadoria de Administração de Pessoal, munido dos originais e respectivas cópias da Nota Fiscal das despesas havidas com o funeral, emitida em seu nome, da Certidão de Óbito, CPF, carteira de identidade e dados bancários do requerente.
Base Legal
Artigo 226 e 241 da Lei n.8112/90.
Orientação Normativa SAF/DRH n.º 101 (DOU de 14/01/1992).