PROPAAE envia comitiva para o III Seminário Nacional do Programa Conexões de Saberes
27/02/09 09:37
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No período de 02 a 05 de março de 2009, em Brasília, acontece o III Seminário Nacional do Programa Conexões de Saberes, com o tema 'Ações Afirmativas nas IES: por uma agenda propositiva'.
O objetivo do Seminário é elaborar uma agenda propositiva de políticas públicas, pautada em ações afirmativas para democratização do acesso e permanência de estudantes de origem popular nas universidades públicas brasileiras.
Considerando a atual conjuntura, a importância política desse encontro e as decisões em relação à quantidade de participantes, a UFRB enviou estudantes e professores.
Os Conexistas Edmilson Pereira dos Santos da Silva, Maria Gilcilene Maciel Rocha, Edilon de Freitas dos Santos, Alessandra Regis do Rosário, Queilane Salvador Santos, Daniela da Silva Santos, Deijavan do Amor Divino de Jesus, Maria Joseni Borges de Souza, Fabiana Aguiar Fonseca, Joselita de Jesus Bonfim; e os docentes Cláudio Orlando Nascimento (Coordenador Geral do Programa na UFRB), Djenane Brasil, Emanoel Soares e a Pro-reitora da PROPAAE, Rita Dias.
Durante o evento, haverá o lançamento da Coleção Caminhadas, uma publicação nacional que inclui os textos produzidos pelos estudantes da UFRB. Também haverá a apresentação da proposta de socialização das Rodas de Formação, uma das experiências desenvolvidas no âmbito do Programa, junto às escolas da região do Recôncavo e Jequiriça "Rodas de Formação nas Escolas de Educação Básica do Recôncavo: A instituição de uma tecnologia pedagógica/curricular inspirada no Conexões de Saberes".
As Rodas de Formação, constituídas e organizadas por estudantes, professores-coordenadores da UFRB e alunos de escolas públicas da Região do Recôncavo representam a instituição de uma tecnologia pedagógica/curricular inspirada nos princípios políticos, pedagógicos e epistemológicos presentes no termo de referência do Programa Conexões de Saberes SECAD/MEC. As Rodas, através da metodologia de abordagem coletiva de temas previamente elencados, enfocados a partir da sistemática de relatos, saberes e experiências dos jovens protagonistas, a exemplo dos textos presentes na Coleção Caminhada, propiciam e promovem debates sobre temas transversais do currículo dessas escolas, a exemplo das ações afirmativas, das leis 10.639/03 e 11.634/08, do protagonismo dos jovens oriundos de famílias e bairros populares, dos territórios de aprendizagens, e suas diversas implicações em relação às políticas e práticas de acesso e permanência no ensino superior. Essa ação possibilita aos estudantes-conexistas uma permanência qualificada, um exercício comprometido com atividades de formação, que resulta em integração, debate e formação.