Fechar
Página inicial Notícias Municípios dos Campi

Municípios dos Campi

03/03/09 08:56 , 13/01/16 15:34 | 40784

Mapa UFRB

Amargosa


Localizado na porção mais sudoeste do Recôncavo, o município de Amargosa possui uma variação de paisagens naturais digna de nota, constituindo-se num verdadeiro laboratório natural para estudos de ecologia. Na região deste município encontram-se os principais remanescentes de Mata Atlântica do Recôncavo Baiano. Com uma área de 437,6 km² e a 400 metros acima do nível do mar, Amargosa está a cerca de 270 km distante de Salvador. Sua população estimada é de 35.689 habitantes. Sua localização entre o Recôncavo e o sertão foi o principal motivo para o seu desenvolvimento.

A pecuária extensiva é a marca do médio e grande produtor, sendo que a pecuária de leite intensiva, inserida no contexto nos anos 70, tinha se mostrado como alternativa, mas agora tem passado por grandes dificuldades devido ao custo de insumos. Atualmente, a maioria da população ativa em Amargosa está inserida no setor primário, produzindo na agricultura as culturas de subsistência, tendo a mandioca como a mais importante, com ênfase para banana, milho, feijão, fumo e amendoim, que são o sustentáculo da pequena produção. No cacau, café e cana encontram-se a alternativa da pequena e média produção. Amargosa tem uma boa estrutura no comércio. Na área de saúde, existem a Santa Casa de Misericórdia, clínicas particulares, centros de saúde da rede pública e o Hospital Geral de Amargosa.

Cruz das Almas


O município de Cruz das Almas, criado em 29/07/1897, está implantado no planalto pré-litorâneo, abrangendo uma superfície de 173,9 km², com uma população de 53.049 habitantes e densidade demográfica de 305,05 habitantes/km² (IBGE, Censo Demográfico de 2000). Está situada às margens da BR 101 e distancia 145 km de Salvador.

A economia do município é basicamente agrícola, destacando-se as culturas do fumo, laranja e mandioca. É bem servida no setor educacional e além de abrigar Escola de Agronomia (hoje Centro de Ciências Agrárias e Ambientais) desde 1943, é sede da Embrapa Mandioca e Fruticultura e da Empresa Baiana de desenvolvimento Agrícola (EBDA). Por isso, o economista Rómulo Almeida sempre fez questão de chamar Cruz das Almas de Capital do Pensamento Agrário da Bahia.

Cachoeira - São Félix


As sedes dos municípios de Cachoeira e São Félix formam um lindo complexo urbano separados pelo rio Paraguaçu. A ligação ocorre pela histórica e bela ponte D. Pedro II inaugurada no século XIX. Cachoeira tem origem numa fazenda criada por Diogo Alves Correa, o Caramuru no final do século XVI. É elevada a categoria de cidade em 13 de março de 1837, com o título de Heróica Cidade de Cachoeira. Sua população é estimada em 31.071 habitantes e seu território compreende 398 km². Graças a seu rico patrimônio arquitetônico e paisagístico dos mais importantes da América Latina, converte-se em Monumento Nacional pelo Instituto de Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN), conforme o Decreto nº 68.045, de janeiro de 1971.

Com sua imagem refletida como espelho na margem direita do rio Paraguaçu, São Félix está encravada entre o rio e a serra, configurando um dos mais belos visuais do Recôncavo Baiano. É denominada Cidade Presépio. Com sua destacada arquitetura a cidade se espraia no vale do rio Paraguaçu e expande-se para a montanha dando-nos a nítida sensação de estarmos diante de um verdadeiro presépio.

Santo Antônio de Jesus


A cidade de Santo Antônio de Jesus, também denominada de Terra das Palmeiras, devido às suas palmeiras seculares, é uma das mais importantes cidades do Recôncavo Baiano. Possui aproximadamente 83.000 habitantes e uma extensão territorial de 252 km². O município está situado à margem da BR 101 e distancia de Salvador 187 km (por via terrestre).

No século XX, Santo Antônio de Jesus é marcada pelo desenvolvimento da cidade em todos os sentidos: na parte administrativa, cultural, industrial e finalmente, comercial, o qual viria, anos mais tarde, a notabilizar. Ainda na década de 30, um ilustre santantoniense, Dr. Landulfo Alves de Almeida, foi nomeado o interventor Federal no estado e realizou grandes obras na Bahia, destacando-se a Escola Agrícola da Bahia, em Cruz das Almas. Atualmente, Santo Antônio de Jesus é um centro regional de serviços e o seu setor comercial é bastante ativo.

Na dúvida, fale conosco!