CAHL vai adiar início do semestre 2009.1
04/03/09 09:01
,
13/01/16 15:34
|
3622
Os Centros de Ensino iniciaram as aulas no dia 09 de março. Mas o CAHL, Centro de Artes, Humanidades e Letras, do Campus Cachoeira, vai adiar o início do 1º semestre para 13 de abril.
O motivo do adiamento das aulas naquele Centro da UFRB é a falta de espaço para receber as novas turmas, devido ao atraso na entrega do Quarteirão Leite Alves, futura sede do centro, e a ausência de espaços alternativos. O CAHL no semestre passado funcionou em duas instituições diferentes, parte no Colégio Estadual da Cachoeira e parte no Colégio das Sacramentinas.
Em reunião com a presença do Magnífico Reitor Paulo Gabriel Soledade Nacif, o Conselho de Centro decidiu então por aguardar até a entrega parcial do Quarteirão Leite Alves ou a viabilização de um outro espaço que permita o início das aulas em condições de qualidade. Segundo o Programa Monumenta, responsável pela obra de restauração do prédio, até o início de abril, 16 salas estarão prontas e poderão ser usadas pela Universidade.
O Quarteirão Leite Alves foi doado pela Prefeitura de Cachoeira para a UFRB, que aguarda a entrega do prédio, adiada várias vezes (dezembro de 2006, julho de 2007, maio de 2008, dezembro de 2008).
No dia 09 de março a comunidade de Cachoeira, em conjunto com professores, estudantes e funcionários do CAHL, fizeram uma manifestação, intitulada 'Aula Inaugural', em frente ao Prédio do Quarteirão Leite Alves.
O CAHL hoje tem seis cursos, Ciências Sociais, Cinema e Audiovisual, Jornalismo, História, Museologia e Serviço Social. São 52 professores, 12 funcionários e mais de 600 estudantes.
O Professor Xavier Vatin, Diretor do CAHL, encaminhou um documento ao Conselho Estadual de Cultura, onde pede o apoio dos Conselheiros para fortalecer o pedido de entrega das obras do quarteirão Leite Alves, através de uma moção ao Ministro da Cultura e ao Governador da Bahia, reivindicando a conclusão das obras.
{gallery}noticias/pavilhao_cahl{/gallery}