Aqui, a pandemia do novo coronavírus e seus impactos servem como dispositivos criativos para trabalhos nas mais diversas linguagens artísticas.
Título: Paralelo
Sinópse:
Trabalho idealizado para disciplina oficina orientadas de audiovisual II com o intuito de descrever os sentimentos e a arte durante a pandemia a sinopse do filme linkada em baixo do texto descreve como me sinto ao passo que retrata uma ficção cientifica de possível viagem no tempo através das cordas(https://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_das_cordas), perpendiculares pois em nenhuma das extremidades dessas cordas elas se tocam, e também de forma implícita estou falando de como a pandemia nos afetou psicologicamente.
O tempo parece dilatar-se durante a pandemia, a teoria que explica todo o universo liga pontas aparentemente paralelas em um emaranhado de vidas, assim relativo o tempo que dilata toda a minha percepção, relato nesse momento o tempo entre tantos outros paralelos a mim.
Ficha Técnica:
Fernando Santos - Diretor, roteirista, diretor de fotografia,
Campus: Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL)
Título: MOSTRA[2055]UFRB
Sinopse:
Como estaremos daqui a 35 anos?
Porque não paramos de afetar as mudanças climáticas quando ainda podíamos, quando ainda tínhamos tempo?
A pandemia da Covid-19 evidenciou a fragilidade da nossa sociedade, de seu sistema econômico e social, sentida na vulnerabilidade do nosso próprio corpo, enfatizando a necessidade de outra relação com o meio ambiente, novas políticas e éticas em respeito à vida, diferentes da dominação e objetificação do mundo para consumo, e de tratar as desigualdades de gênero, orientação sexual, raça, classe social, dentre tantas outras, sob uma perspectiva ainda mais urgente de sobrevivência.
A MOSTRA[2055]UFRB, uma chamada aberta a toda comunidade, tem como proposta reunir imagens de futuros possíveis, onde possamos projetar nossas angústias, expectativas, sonhos, e assim quem sabe essas manifestações artísticas da memória de um presente que logo será passado, como o instante da fotografia, possam provocar reflexões sobre novos modos de vida que tornem o futuro possível, em ficções prováveis e realidades imaginárias.
Ficha Técnica:
Equipe LabCIC
Coordenação Artística: Valécia Ribeiro
Consultoria Sociológica: Sílvio Benevides
Supervisão: Taís Gonçalves
Mediação: Adriel Santos, Anna Verena Soares, Gaspar Medrado, Rafael Jesan
Fotografia: Miquéias Rezende
Design Gráfico: Yuri Falcão
Design Sonoro: Cyrille Brissot
Campus: Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL)
Título: Fragmentos de uma quarentena: quando tudo parou
Vídeos
Fragmentos de uma quarentena: quando tudo parou
Sinopse:
“Quando tudo parou” é uma obra audiovisual, desenvolvida a partir da experiência e percepção de estar isolada em um ambiente doméstico localizado em Lustosa, um distrito do interior da Bahia, durante o período da Covid19.
A obra é inspirada nos antigos diários em que as pessoas utilizavam como espaço de registro dos acontecimentos de um tempo. As cenas foram gravadas com uma aparelho celular, em duas semanas do período de isolamento social de forma aleatória, com o intuito de registrar a áurea do momento.
Ficha Técnica:
Sheila Araujo da Silva ( imagem, edição de imagem e som, direção de fotografia)
Campus: Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (Cecult)
Título: Pandemix
Áudios
Sinopse:
Pandemix é um álbum duplo sonoro que faz parte de um processo de criação coletiva durante a pandemia da COVID-19 com os e as integrantes do Laboratório de Pesquisa, Prática e Experimentação Sonora UFRB – SONatório.
Este exercício de criação sonora coletiva foi realizado por meio de conversas em vídeo-chamadas que nos levou a várias reflexões sobre nossa escuta e o cuidado de si e do outro durante a pandemia.
Sobre o processo de criação:
Iniciamos nosso desafio sonoro com um sorteio. Cada integrante criou sua trilha baseada na trilha do outro, como um telefone sem fio. Seguindo essa ordem sucessivamente até a última participante. Estas trilhas individuais fazem parte do Volume 1 do álbum Pandemix.
Para a segunda parte do desafio, o Volume 2 do álbum, cada integrante realizou uma mixagem própria de todas as trilhas do Volume 1.
Na terceira parte do desafio, realizamos mais um sorteio, em que criamos poemas ou contos a partir da mixagem do outro. Assim, os poemas/contos podem ser lidos no Volume 2, junto às mixagens.
Na quarta etapa do processo criativo, cada integrante criou uma arte para a capa da sua trilha, que se encontra no Volume 1, junto aos comentários sobre o processo de criação de sua trilha.
Seguindo com mais sorteios, na quinta e última etapa, cada integrante elaborou uma arte para a capa da mixagem de outro colega. Estas fazem parte do Volume 1.
Ficha Técnica:
Trilhas, mixagens e arte das capas das trilhas: Daniele Costa, Felipe Borges, Gabriel Ferraz, Carla Caroline, Girlan Tavares, Joanne Labixa, tepha, Marina Mapurunga e Lígia Franco.
Arte da capa do álbum Pandemix Volume 1 e Volume 2: Gabriel Ferraz, João Paulo Guimarães (Joanne Labixa) e Stephanie Sobral (tepha).
Coordenação do SONatório: Marina Mapurunga.
Campus: Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL)
Título: Escritos de Quarentena
Sinopse:
Vídeo-poema gravado no início da quarentena com escritos em ritmo de diário.
Ficha Técnica:
Texto: Sarah Oliveira Carneiro
Vídeo: Sarah Oliveira Carneiro
Campus: Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (Cecult)
Título: /* bicho d'água */
Sinopse:
/* bicho d'água */ é uma vídeo-arte, da série micro-dramas da quarentena de Marina Mapurunga. Foi criada a partir do enclausuramento desencadeado pela pandemia da Covid-19. A partir do isolamento, Marina olha para dentro de casa, observando a água, se transformando em bicho d'água e se perguntando até quando teremos água.
Ficha Técnica:
Vídeo e som por Marina Mapurunga
Campus: Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL)