Atenção Líderes de Grupos de Pesquisa na UFRB: Atualizem os dados do seu grupo no Novo Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil

Acesse o link e atualize os seus dados: http://lattes.cnpq.br/web/dgp

O CNPq informa:

O Novo Diretório dos Grupos de Pesquisa apresenta novo layout, interface e organiza e integra diversas ferramentas que facilitarão o acesso dos participantes e de todos os usuários. O formulário do novo Diretório dos Grupos de Pesquisa (DGP) apresenta novidades, como exigência do CV Lattes para os técnicos integrantes de grupos, registro do histórico de participantes (egressos), campos para informações sobre a participação em redes de pesquisa, colaboradores estrangeiros e equipamentos e softwares de uso do grupo.

O Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil reúne informações sobre os recursos humanos constituintes dos grupos (pesquisadores, estudantes e técnicos), linhas de pesquisa em andamento, especialidades do conhecimento, setores de aplicação envolvidos, produção científica, tecnológica e artística e parcerias estabelecidas entre os grupos e as instituições, sobretudo com as empresas do setor produtivo. O Diretório possui uma base corrente, cujas informações devem ser atualizadas continuamente pelos líderes.Com isso, é capaz de descrever os limites e o perfil geral da atividade científico-tecnológica no Brasil.

O Diretório dos Grupos de Pesquisa possui três finalidades principais:

- instrumento para o intercâmbio e troca de informações;

- ferramenta para o planejamento e a gestão das atividades de ciência e tecnologia;

- representam um importante papel na preservação da memória da atividade científico-tecnológica no Brasil (devido à realização de censos, quase sempre numa freqüência bi-anual).

De acordo com o CNPq, o grupo de pesquisa foi definido como um conjunto de indivíduos organizados hierarquicamente:

- cujo fundamento organizador é a experiência, o destaque e a liderança no terreno científico ou tecnológico;

- em que há envolvimento profissional e permanente com atividades de pesquisa;

- no qual o trabalho se organiza em torno de linhas comuns de pesquisa; e

- que, em algum grau, compartilha instalações e equipamentos.

O novo DGP vai requerer dos líderes complementação de novas informações e ajustes na classificação de setores e áreas de conhecimento das linhas de pesquisa. Os líderes devem atualizar os dados de seus grupos, excluírem os grupos que não estiverem mais ativos e cadastrarem novos grupos, sempre que julgarem necessário. Já, os pesquisadores, estudantes e técnicos devem manter seus currículos atualizados e podem se auto-excluir de um grupo onde foram indevidamente cadastrados ou do qual não mais participam.