CNPq lança Chamada Universal 2016

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) por meio da Coordenadoria de Pesquisa (CPesq), torna público, a Chamada Universal 2016 (CNPq). A presente chamada pública tem por objetivo selecionar propostas para apoio financeiro a projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento cientifico e tecnológico do país, em qualquer área do conhecimento.

Inscrições: 12/01/2016 a 26/02/2016.

O formulário de Propostas Online da Chamada Universal 2016 – ficará disponível na página do CNPq (www.cnpq.br). Para o acesso, siga corretamente as instruções:

1. Acesse a página do CNPq, em "www.cnpq.br";
  2. Clique no link "Plataforma Carlos Chagas";
  3. Acesse a aba equivalente ao seu perfil;
  4. Digite seu "CPF" e a "Senha" (a mesma do Currículo Lattes). Depois, "Confirme";
  5. Acesse a aba "Propostas e Pedidos", em seguida, clique em "Novos";
  6. O sistema exibirá todas as chamadas que estão abertas para envio de propostas. Escolha a faixa de financiamento da Chamada Universal que melhor atenda as suas necessidades e preencha o formulário conforme solicitado.

Atenção: O formulário não precisa ser preenchido todo de uma vez, mas para manter as informações que já foram digitadas, grave com frequência o preenchimento parcial utilizando o botão “Salvar”. Lembre-se, a solicitação só será enviada para o CNPq quando você clicar no botão "Enviar". O botão "Salvar" grava as informações do formulário, mas não as envia ao CNPq!

Após o envio do formulário, o sistema de informação do CNPq emitirá um número de protocolo, indicando que o pedido foi recebido com sucesso.

Não serão aceitas propostas submetidas após o prazo final de recebimento. Assim, recomenda-se o envio das propostas com antecedência, uma vez que o CNPq não se responsabilizará por propostas não recebidas em decorrência de eventuais problemas técnicos e congestionamentos.

O arquivo contendo o projeto de pesquisa deve ser gerado fora do Formulário de Propostas Online e ser anexado a este no formato “pdf”, limitando-se a 2,0 Mb (dois megabytes).

Confira mais informações, no link de acesso Chamada Universal 2016