Lançado o edital do Prêmio Capes de Tese 2018

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior(CAPES) lançou o edital do Prêmio Capes de Tese 2018, que reconhecerá teses defendidas em 2017. A pré-seleção da melhor teses que representará o Pograma de Pós-Graduação da Instituição de Ensino Superior no prêmio da Capes de Tese de 2018 deverá ser feita no âmbito coordenação do programa, garantida a ampla divulgação do processo seletivo.

Os critérios de elegibilidade das teses são:

1 - Estarem disponiveis na Plataforma Sucupira da Capes;
2 - Terem sido defendidas em 2017;
3 - Terem sido defendidas no Brasil, mesmo em casos de cotutela ou outras formas de dupla diplomação;
4 - Terem sido defendidas em programa de pós-graduação que tenha tido, no minimo, 3(três) teses de doutorado defendidas em 2017.

Os critérios de premiação considerarão a originalidade do trabalho: sua relevância para o desenvolvimento cientifico, tecnologico, cultural, social e de inovação; o valor agregado pelo sistema educacional ao candidato.

Cada programa de doutorado deverá instituir uma Comissão de Avaliação, que terá as seguintes atribuições:

1 - Verificar a adequação das teses inscritas aos critérios e ao elevado patamar de qualidade exigido para a premiação

2 - Decidir pela desclassificação das teses inscritas, caso não atendam aos critérios de seleção definidos no edital do Prêmio Capes de Tese;

3 - Indicar apenas uma teses vencedora;

4 - Elaborar uma ata da reunião, de acordo com as orientações do Item 4.1, Subitem I do edital

Após a indicação da tese vencedora pela comissão de avaliação, o Coordenador do Programa de Pós-Graduação será responsável pela inscrição do trabalho até o dia 27 de junho de 2018.

A solenidade de entrega dos prêmios acontecerá no dia 13 de dezembro.

Acompanhe as informações sobre o prêmio Capes de Tese no site