Página inicial Notícias 21 de Setembro - Dia Mundial da doença de Alzheimer

21 de Setembro - Dia Mundial da doença de Alzheimer

Criado: Terça, 18 Setembro 2012 18:12 | Publicado: Quinta, 20 Setembro 2012 21:00 , Acessos: 1287

No dia 21 de setembro é comemorado o Dia Mundial da Doença de Alzheimer. Com o crescimento da população idosa no Brasil, o número de casos dessa doença deve aumentar exponencialmente nos próximos anos, daí a importância de ações para uma maior difusão da informação acerca da Doença de Alzheimer para a comunidade da UFRB.

A informação pode possibilitar um diagnóstico precoce, e consequentemente, um tratamento mais eficaz e adequado para a pessoa, bem como suporte social para a família.

As causas do Mal de Alzheimer ainda não são completamente conhecidas, mas estudos comprovam que diversos fatores estão ligados à doença, inclusive genéticos, de idade e de estilo de vida. Pesquisas realizadas por cientistas da UCLA (Universidade da Califórnia) mostraram que vários fatores de risco podem ser alterados para evitar a doença, como doenças cardiovasculares, atividades físicas, exercícios mentais e dieta apropriada.
Os fatores que causam a maior porcentagem de casos da doença são:

  • O baixo nível educacional – 19%
  • O tabagismo – 14%
  • A falta de atividade física e mental – 13%
  • A depressão – 11%
  • A hipertensão – 5%
  • A obesidade – 2%
  • O diabetes – 2%

 

Esses fatores contribuem para os 17,2 milhões de casos de Alzheimer no mundo, o que corresponde a 51% dos casos da doença. Os pesquisadores se surpreenderam ao descobrir que os fatores de estilo de vida, como o baixo nível educacional, a falta de atividade física e mental e o tabagismo contribuem para um número maior de casos de Alzheimer do que as doenças cardiovasculares. Isso indica que mudanças simples no estilo de vida têm uma influência muito significativa no número de casos de Alzheimer.

Embora possa existir uma predisposição genética para a Doença de Alzheimer, esta é uma doença para a qual pode existir prevenção.

Dessa forma,  com o objetivo de informar e buscar uma melhor qualidade de vida para os servidores da UFRB, apresentamos, ainda de acordo com os resultados da pesquisa,  7 dicas para evitar o Mal de Alzheimer. São elas:

1.    Praticar mais atividades físicas e mentais.
2.    Não fumar.
3.    Procurar ter uma dieta mais saudável.
4.    Controlar a pressão arterial.
5.    Evitar o diabetes.
6.    Combater a depressão.
7.    Aumentar o nível de educação.

Para maiores informações sobre a doença, causas, tratamento, acesse o site: www.doencadealzheimer.com.br.

NUGASST – NÚCLEO DE GESTÃO E ATENÇÃO À SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO