24 de MARÇO – DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A TUBERCULOSE
O Dia Mundial da Tuberculose foi lançado em 1982, pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e pela União Internacional Contra Tuberculose e Doenças Pulmonares ( International Union Agaist TB and Lung Disease – ITUALD). Data que marca o compromisso e a reafirmação política quanto ao efetivo controle da doença.
A criação da data foi uma homenagem ao descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrida em 24 de março de 1882, por Dr. Robert Koch. Este foi um passo importante na luta pelo controle e eliminação da doença que, na época, vitimou grande parcela da população mundial.
A tuberculose é uma doença causada pelo bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis) que afeta vários órgãos do corpo, mas principalmente os pulmões. É transmitida pelo ar, quando o paciente tosse, fala ou espirra. Os principais sintomas são: tosse prolongada (por mais de três semanas) com ou sem catarro, cansaço, emagrecimento, febre noturna e suor noturno.
Qualquer pessoa com estes sintomas deve procurar uma Unidade de Saúde para fazer o diagnóstico e caso seja confirmada a doença, o tratamento deve se iniciado imediatamente, para que a cadeia de transmissão seja interrompida. Para que se consiga a cura, o tratamento deve ser feito durante seis meses, sem interrupção, e é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Nos últimos anos, o Brasil e o mundo vêm ampliando os esforços para o controle da tuberculose que continua sendo um importante e grave problema de saúde pública, essencialmente em função do aparecimento da Aids, do aumento do processo migratório e da pobreza.
Apesar dos avanços, a tuberculose no Brasil representa a quarta causa de óbitos por doenças infecciosas e a primeira em pacientes com Aids. A recomendação do Ministério da Saúde, é que todos os pacientes diagnosticados façam o teste anti-HIV.
Dados do Ministério da Saúde revelam que os casos de tuberculose foram inferiores a 70 mil. O número de casos registrados em 2012 caiu 3,4%: foram 71.790 (2010), contra 69.245 (2011). Na última década, o Brasil registrou queda de 15,9% na taxa de incidência por tuberculose. Em 2011, foram registrados36 casos da doença para cada 100 mil habitantes, contra 42,8 casos em 2001. Com relação aos óbitos, o país registrou 3,1 óbitos para cada grupo de 100 mil habitantes em 2001, passando para 2,4 em 2010. A taxa de mortalidade caiu, portanto, 23,4% em uma década.
O Ministério da Saúde desenvolve estratégias para o controle da doença. Entre as medidas estão em curso:
Fonte: Ministério da Saúde
TUBERCULOSE: A CURA É POSSÍVEL, O TRATAMENTO É DE GRAÇA, MAS DEVE SER ININTERRUPTO!!!
NÚCLEO DE GESTÃO E ATENÇÃO À SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO
PROGEP/CDP