Página inicial Notícias PROGEP lançou o PACAP/2009

PROGEP lançou o PACAP/2009

Criado: Terça, 09 Junho 2009 05:15 | Publicado: Terça, 09 Junho 2009 05:15 , Acessos: 3808
A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoal realizou no dia 03 de junho, às 15hs, no auditório da PRPPG, a entrega dos certificados das capacitações realizadas em 2008. Também  lançou o Plano Anual de capacitação/Aperfeiçoamento dos Servidores em 2009.

No ano de 2008, a UFRB promoveu, através da PROGEP/CDP- Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoal, com o assessoramento da ASDEP- Assessoria Especial de Desenvolvimento de Pessoal, um total de 730 horas de treinamento, com 548 participações e 28 turmas.

Alguns servidores participaram de até dois cursos de longa duração (com  mais de 100 horas) e muitos servidores concluíram um curso e diversos módulos de outros cursos. Até mesmo servidores que ingressaram em outubro de 2008 na Universidade conseguiram participar de treinamentos. A capacitação envolveu servidores de todas as categorias, de todas as classes e de todos os níveis de escolaridade.

Os servidores técnico-administrativos têm ainda mais motivos para comemorar, pois em 22 de maio de 2009, o Reitor da UFRB aprovou, ad referendum  do Conselho Universitário,  o PROCAP – Programa de Capacitação  e Aperfeiçoamento dos Técnico-Administrativos em Educação da UFRB, que regulamenta, baseado no PCCTAE e na legislação vigente, a capacitação dos técnicos no âmbito da Instituição.

Em 2009, a UFRB já viabilizou a participação de aproximadamente  37 servidores em cursos e oficinas realizadas por outras instituições, além da realização de 02 cursos também na área especifica, promovidos “in company”,  com a participação de  aproximadamente 40 servidores.

Com a presença do Magnífico Reitor Paulo Gabriel Nacif e do Vice-reitor, Sílvio Soglia, a PROGEP realizou a entrega dos certificados e lançou o plano de capacitação dos servidores da UFRB para 2009, que contém 18 ações, 07 cursos de 120 a 150 horas, e pelo menos  10  cursos de até 40 horas. Os servidores que tiverem interesse vão poder se inscrever via internet pelo site da PROGEP.

Para a Pró-reitora Maria Ines, 'tudo isto demonstra a disposição e o propósito da UFRB em investir no desenvolvimento dos seus servidores, acreditando que esse é o melhor e mais significativo investimento para a consolidação da instituição'. Além da sensibilidade da reitoria para amparar a criação de projetos que fortalecem a capacitação, Inez destacou o interesse dos servidores em se profissionalizarem.

Professor Paulo, na abertura do evento, disse que o PROCAP é um projeto estratégico. O aprendizado contínuo, segundo ele, deve ser primordial e acessível numa universidade, para todos os seus servidores. Ele lembrou que os professores tem planos de capacitação e incentivo funcional através da PRPPG. Cabe então à PROGEP apoiar a capacitação dos técnicos, fundamentais para a qualidade da gestão na UFRB.

O Programa enfoca desde as linhas de desenvolvimento até a liberação do servidor para capacitação e normatização do incentivo a educação formal. O PROCAP foi elaborado por um grupo de trabalho com representação de todos os centros, de todas as categorias, da CIS e do Sindicato.  Toda a capacitação realizada é motivo de orgulho  para todos os  envolvidos nessa conquista, em especial para aqueles que estiveram presentes como participantes nos eventos promovidos.