Prezados Servidores,
Acerca do Recadastramento 2022 / 2023 de Saúde Suplementar com a comprovação anual de despesas com plano de saúde, a Instrução Normativa GABIN/MGI Nº 41, de 24/11/2023, alterando a Instrução Normativa SRT/MGI nº 30, de 23/11/2023, passa a vigorar com as seguintes alterações:
"(…) a plataforma SOUGOV.BR notificará o servidor, o militar de ex-Território, o aposentado e o pensionista sobre a necessidade de apresentar, até o dia 29 de fevereiro de 2024, a documentação comprobatória necessária para a manutenção do auxílio, tais como:
I - boleto mensal e respectivos comprovantes do pagamento;
II - declaração da operadora ou administradora de benefícios, discriminando valor mensal por beneficiário, bem como atestando sua quitação; ou
III - outros documentos que comprovem de forma inequívoca a despesa e respectivo pagamento.
§ 1º O usufruto de férias, licença, exoneração ou retorno de servidor ou militar de ex-Território cedido ou afastado não o desobriga do cumprimento da comprovação da despesa.
§ 2º A Unidade de Gestão de Pessoas do órgão ou entidade integrante do SIPEC deverá finalizar as análises até o último dia útil do fechamento da folha do mês de fevereiro de 2024." (NR)
"Art. 54-B. Os beneficiários de que trata o art. 5º desta Instrução Normativa que não apresentarem a documentação comprobatória para a manutenção do auxílio na forma do art. 54-A desta Instrução Normativa, poderão ter o auxílio suspenso após o prazo estabelecido em seu caput, devendo ser instaurado processo visando à reposição ao erário, na forma da Orientação Normativa nº 5, de 21 de fevereiro de 2013, da Secretaria de Gestão Pública do extinto Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão ou norma superveniente.
Parágrafo único. Quando da apresentação da documentação comprobatória de que trata o caput, o custeio do auxílio será retomado e o processo de reposição ao erário será arquivado se o servidor, o militar de ex-Território, o aposentado ou o pensionista comprovar integralmente o pagamento das despesas com o plano de assistência à saúde, observados os prazos prescricionais previstos em Lei, cabendo a restituição de valores já pagos a título de reposição ao erário, se for o caso."(NR)
Existem procedimentos diferenciados para quem já utilizou e para que ainda não utilizou a plataforma SOUGOV.BR para a solicitação de ressarcimento, por isso, abaixo disponibilizamos tutoriais e links de acesso para auxiliar o processo e ações complementares conforme seu atual status de utilização do sistema:
1- Consultar Código de Operadora e Plano de Saúde na ANS
Espaço do Consumidor → Dados Cadastrais do Consumidor → Caso você deseje emitir um comprovante, por favor clique aqui
Informar CPF e senha do SOUGOV.BR
2- Digitalizar Contrato de Adesão, Carta de Quitação Anual, Boleto e Recibo de Pagamento em formato PDF/A
Site da UFRB para converter arquivos PDF para PDF/A
3- Cadastrar ou Atualizar os Dependentes caso possua
Tutoriais de Cadastramento e Alteração de Dependentes através do SOUGOV.BR
Tutoriais do SIGAC (Acesso, Primeiro Acesso, Recuperação e Desbloqueio de Senha)
https://www.gov.br/servidor/pt-br/acesso-a-informacao/faq/servidor-pensionista-acesso-sigepe-e-aplicativos
1- Acesso ao SIGAC / SIGEPE WEB
https://sso.gestaodeacesso.sigepe.gov.br/cassso/login
2- Mudar para perfil SERVIDOR / APOSENTADO, tendo em vista que inicialmente pode acessar pelo perfil da unidade de trabalho.
3- Apresentação de Quitação Anual de Plano de Saúde via SIGAC / SIGEPE WEB
Acessar o SIGAC --> opção SIGEPE --> Mudar a habilitação para Servidor / Pensionista / Matrícula Siape -> Menu Principal (Botão dos 3 traços) -> Requerimento -> Solicitar -> Comprovante de Quitação de Plano de Saúde
1- Acessar o no SOUGOV.BR
Além da versão móbile que pode ser instalada em celulares Android ou IOS, a versão WEB pode ser acessada no endereço abaixo:
https://sougov.economia.gov.br/sougov/
2- Recuperar a senha no SOUGOV.BR caso tenha perdido
Tutoriais SOUGOV.BR (acesso e recuperação de senha GOV.BR e instalação)
https://www.gov.br/servidor/pt-br/acesso-a-informacao/faq/sou-gov.br/acesso/SOUGOV.BR
3- Realizar primeira solicitação de Ressarcimento de Saúde
Tutoriais de Cadastramento de Saúde Suplementar (Como solicitar, Dependentes, Troca de Plano)
NUBEN - Núcleo de Gestão de Benefícios de Pessoal
Horário de Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Telefone: 75 3673-0555
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Endereço: Unidade Administrativa 4 - Rua Rui Barbosa, 710, Centro - Cruz das Almas/BA - 44.380-000