Bolsista PROPAAE é premiado em Festival de Cinema
Por Rafael Lopes
O estudante do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, Vonaldo Mota foi premiado durante o II Cine Virada, Festival de Cinema Interno da UFRB. Intitulado Flor de Barro, o filme de Vonaldo Mota e Luciana Sacramento foi contemplado com o Prêmio Dimas de Audiovisual.
Durante as mostras, estudantes e professores do Centro de Artes, Humanidades e Letras - CAHL da UFRB e alunos do Colégio Estadual Rômulo Galvão estiveram presentes prestigiando as obras dos discentes.
Nomes importantes do cenário audiovisual do Estado da Bahia também participaram do Cine Virada. A Presidente do Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual - Forcine, Luciana Rodrigues, o Diretor da Diretoria de Audiovisual - DIMAS do Estado da Bahia, Marcondes Dourado e a Produtora da Alumbramento Filmes, Caroline Louise compuseram o júri das mostras competitivas e a mesa de leitura crítica das mostras.
Todos os filmes vencedores serão exibidos na Sala de Cinema Walter da Silveira, em Salvador - prédio da Biblioteca Pública Estadual. As obras serão contempladas ainda com uma mostra especial que contará com o apoio da DIMAS em data ainda a ser confirmada pela Diretoria de Audiovisual. Confira abaixo as premiações na íntegra.
PREMIAÇÕES
Melhor Filme da Mostra Documentário - Sem Títulos, de Letícia Ribeiro e Ronne Portela.
Troféu Cine Virada e Filme - Memórias do Rio Cachoeira, de Victor Aziz.
Melhor Filme da Mostra Ficção - Sambares, de Elen Linth.
Troféu Cine Virada e Filme - A Vida dos Outros, de Florian Henckel.
Melhor Filme da Mostra Experimental - Testemunho, de Rafael Rauedys.
Troféu Cine Virada e Filme - Mistérios e Paixões, de David Cronenberg.
Prêmio Dimas de Audiovisual - Flor de Barro, de Vonaldo Mota e Luciana Sacramento.
Melhor Filme Júri Popular - Sambares, de Ruy Dutra.
(Box de DVD's do Festival 5')
Menção Honrosa - Dança da Solidão, de Henrique Dimitri.
(Livro Melhores Crônicas, de Rubem Braga)