PROPAAE e Programa Universidade para Todos realizam Aulão Pré-Enem

Publicado: Quarta, 30 Outubro 2013 09:25

I Aulão de Revisão para o ENEM 2013 da UFRB ocorreu no sábado (19), que antecedeu o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM.

Por Rafael Lopes

O encontro começou com uma recepção com café da manhã, por volta das 08h30 e contou com uma mesa de abertura, onde estavam presentes o Pró-Reitor de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis da UFRB, Prof. Ronaldo Barros, a Servidora da Pró-Reitoria de Graduação – PROGRAD, Janete dos Santos, a Coordenadora do Programa Universidade para Todos – UPT da UFRB, Profª.  Rosangela Souza e as Coordenadoras Pedagógicas do Programa, as professoras Girlene Souza e Marta Alfano.

Com casa cheia, o II Aulão de Revisão para ENEM lotou o Auditório do Anfiteatro da Reitoria da UFRB, com um público estimado de 350 estudantes.

O Pró-Reitor Ronaldo Barros, que além de representar a Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis - PROPAAE, também representou o Magnífico Reitor da UFRB, Paulo Gabriel Nacif, manifestou em seu discurso felicidade com a quantidade de alunos envolvidos no Programa UPT e no Aulão e disse ainda que espera encontrar com todos em breve, nos corredores da Universidade, como alunos da Instituição.

alt

Na programação, o Aulão trouxe aSalada das exatas, ministrada pelos monitores das disciplinas de física, matemática e química da UPT, Diego Pinheiro, Valter Carlos e Valmir Carlos, respectivamente, que com dinamismo solucionaram questões da área de exatas cobradas em edições anteriores do Exame.

Para a Coordenadora Pedagógica do UPT, Girlene Souza, o Aulão foi uma excelente oportunidade para os alunos relembrarem e fixarem conteúdos que foram passados no cursinho Pré-Vestibular, haja vista que o Enem seria aplicado na semana seguinte.

Souza ainda completa: “O UPT permitiu aos alunos que antes não tinham acesso a cursinhos preparatórios e aulas de revisão, um contato e preparação maior com os conteúdos exigidos pelo Exame. Eu acredito que esse ano o UPT vai aprovar muita gente, porque os alunos estavam muito interessados, os resultados vamos ver em breve, assim que for divulgado o resultado oficial pelo MEC, mas desde já imaginamos que o saldo seja positivo para todos”, afirma.

Foram trabalhados também, conteúdos das áreas de Conhecimentos Gerais, Ciências da Natureza e Linguagens e suas tecnologias. Além da revisão de conteúdos, os cursistas do UPT tiveram a oportunidade de interagir em momentos de descontração ocorridos nos intervalos das aulas, apreciando o show da dupla musical Franz e Felipe.

A equipe da UPT/UFRB 2013 considerou de extrema importância a participação dos estudantes das cidades de Amargosa, Conceição do Almeida, Cruz das Almas, Governador Mangabeira, Muritiba, São Felipe/Quixabeira, São Felix, Sapeaçú e Ubaíra, parceiras da UFRB na construção deste projeto. Para a equipe da UPT/UFRB, a ação fortalece ainda mais o compromisso da nossa instituição com a região do Recôncavo e Vale do Jiquiriçá.