Dia Nacional da Visibilidade Lésbica
Hoje (29), é o dia nacional da visibilidade lésbica, data criada a partir do primeiro seminário nacional de lésbicas (SENALE) que ocorreu no Rio de janeiro em 1996, uma iniciativa de ativistas lésbicas brasileiras que lutam por respeito as diferenças. É importante destacar a importância desta data, pois a luta contra o machismo,sexismo, homofobia e lesbofobia são algumas das pautas na agenda das feministas que desejam viver em uma sociedade que preza pelo respeito as escolhas afetivas.
Conforme nos lembra,Larissa Passos, primeira diretora LGBTT da UNE “para a sociedade respeitar a diversidade, precisa tornar visível aquelas que foram ocultadas”.
Em comemoração ao dia nacional da visibilidade lésbica ocorreu ontem (28), em Brasília, atividades organizadas pelas Secretarias de Políticas para as Mulheres (SPM/PR) e de Direitos Humanos (SDH/PR) da Presidência da República em parceria com o Conselho Nacional de Combate à Discriminação (CNCD/LGBT) e com o Conselho Nacional dos Direitos das Mulheres (CNDM). Várias personalidades do cenário politico brasileiro estiveram presentes no evento,a exemplo das ministras, Marta Suplicy e Eleonora Menicucci.
Como o dia 29/08 já faz parte da agenda da PROPAAE -CPA que é parceria das causas ligadas aos grupos historicamente discriminados e promove políticas de ações que visão a emancipação deste grupos nos sensibilizamos com esta causa e compreendemos que o nosso papel é sensibilizar a comunidade acadêmica e sociedade sobre a necessidade do respeito a diversidade sexual.