UFRB Promove Debate Sobre Racismo Institucional

Publicado: Terça, 03 Novembro 2015 11:07

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia promoveu, no dia 25/09, o primeiro seminário para a implementação do Programa de Combate ao Racismo Sexismo Institucional. A finalidade do seminário foi refletir sobre o papel da universidade neste  processo, uma  vez que segundo o PNUD/DFID, o racismo  institucional caracteriza-se  como  “o fracasso de  uma  instituição  ou organização  em  promover um serviço  profissional  e adequado às  pessoas em virtude  da cor, cultura, origem  racial  ou étnica”, as instituições ao desenvolverem o referido Programa se comprometem com o combate a todo tipo de discriminação para não cometerem ou permitirem que continue a existir Racismo Institucional na sua estrutura, o que caracterizaria tal fracasso. O evento contou com a participação da Dra. Maria Inês Barbosa (OPAS), Profª Denize  Ribeiro (PROPAAE), Sr. Neilton Paixão (PROGEP),  Sra. Andréia  Correia (Ouvidoria - UFRB), Sr. Alessandro Correia (PROEXT), Profª Aline Lima (PROGRAD), Sr. Paulo Ricardo dos Reis (CCE/UFRB) e de estudantes de diferentes cursos.

A universidade por ser uma  instituição educadora precisa contribuir  no combate  ao racismo e sexismo institucional em nossa sociedade, além  de  colaborar  com  implementação de políticas de   igualdade  racial de  modo a  combater  a  discriminação nos diversos segmentos  e  a  UFRB como  fruto deste  cenário de lutas da população negra por políticas afirmativas,não poderia se furtar de ser um referencial na implementação de tal Programa, declarou  Denize  Ribeiro.