COMUNICADO Nº 01/2016 - aos estudantes do PROCAMPO

Publicado: Sexta, 04 Março 2016 11:53

COMUNICADO Nº 01/2016

Cruz das Almas, 04 de março de 2016.

Prezadas e prezados estudantes do PROCAMPO,

Recebam nossas saudações, ao mesmo tempo em que comunicamos que, diante de vossa solicitação para que um edital alusivo ao Programa de Permanência Alternância (PPA) seja imediatamente publicado pela Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE), a decisão da PROPAAE, considerando as falas expressas em reunião no último dia 2, no Centro de Formação de Professores (CFP), é publicar o referido edital até o final do mês de março.

Por quê?

Porque a abertura de um edital requer no mínimo tempo e equipe de profissionais para sua elaboração, e tais itens, ou seja, tempo e equipe dialogam com a perspectiva de planejamento, dimensão esta que não se estrutura em um curto prazo.

Além disso, a Portaria nº 903, que estabelece Normas para o Programa de Permanência Alternância, foi revisada, mas ainda não foi publicada. Em função disto, a portaria vigente (não reformulada) determinaria os critérios do edital.

Como a inscrição neste novo edital vai acontecer, visto que ao longo dos meses de março e de abril as/os estudantes estarão no tempo comunidade?

As inscrições serão online e os documentos necessários para inscrição serão encaminhados para a PROPAAE pelas/pelos estudantes via e-mail, e estes documentos serão conferidos pela equipe de assistentes sociais no começo do mês de maio, quando as/os estudantes do PROCAMPO estarão no tempo universidade e trarão os originais para conferência.

Por que a PROPAAE não vai usar os documentos já entregues pelos candidatos no último edital, a saber Edital nº 016/2015?

Porque é possível que algumas e alguns estudantes, em virtude dos critérios de inscrição do mencionado edital, os quais, por exemplo, não permitiram a inscrição de quem tem vínculo empregatício, não tenham realizado inscrição. Logo, não haveria isonomia entre todos os candidatos do futuro edital.

Quando será a efetivação da bolsa?

No começo do mês de maio, quando se inicia o tempo comunidade.

Considerando que a bolsa concedida por meio do PPA é prioritariamente para os gastos com alimentação, como fica a situação das/dos estudantes que no mês de maio não estarão recebendo bolsa e estarão no tempo universidade?

A POPAAE se compromete a garantir alimentação durante o tempo universidade para as/os estudantes inscritos no processo seletivo em curso até que recebam a bolsa.

Atenciosamente,

Maria Goretti da Fonseca

Pró-Reitora de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis

Coordenação de Assuntos Estudantis