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Coordenador de Políticas Afirmavas e Ex-coordenadora de Assuntos Estudantis da UFRB publicam artigo ANCESTRALIDADE, COMUNIDADE E DIALOGICIDADE e são destaques da capa da revista UNIVAP

Publicado: Quarta, 17 Agosto 2016 16:34

Volume v. 22, n. 39 (2016) da Revista UNIVAP destaca a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, o município de Amargosa-BA, além da própria Região Nordeste, destacados no artigo "Ancestralidade, Comunidade e Dialogicidade".

Como podemos ver a capa traz uma imagem aérea do Centro de Formação de Professores - CFP da UFRB.

Resumo: A luta por uma educação de qualidade sempre ocorreu no cenário político brasileiro, por meio dos movimentos sociais populares, principalmente, porque a maioria das pessoas afrodescendentes não tinha o privilégio da educação. Como fruto da luta, principalmente do movimento negro, os afrodescendentes foram privilegiados na educação, através da Lei 10.639 de 09 de janeiro de 2003. A desigualdade racial que caminha ao lado da desigualdade de renda foi construída ao longo do processo histórico, político e social do Brasil que, diferentemente, afeta a população branca e negra, mas, de modo particular, os negros nas condições de vida, emprego e escolaridade. Início do Século XXI, período em que a educação afrodescendente começou a ficar em evidência, afinal explodiam os debates, os encontros e os congressos sobre a temática, o Programa Conexões de Saberes, da UFRB, em suas Rodas de Saberes e Formação trazia à tona os saberes populares da região do Recôncavo da Bahia, representados pelos estudantes, suas famílias e grupos de origem, aprendendo com os mais velhos ou aqueles que detêm a memória da região, como as Ialorixás dos terreiros de Candomblé, como os Mestres da Capoeira, como as pioneiras do Samba-de-Roda e na Agricultura de subsistência. O objetivo deste texto é analisar a permanecia de estudantes de origem popular na UFRB com enfoque nas histórias de vida e formação, o instrumento aplicado (entrevistas) possibilitou o diálogo entre os atores da pesquisa e, através das opiniões e atitudes, foi estabelecida uma interface entre os fatos vivenciados e a formação acadêmica.

 

Palavras-chave educação; Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; afrodescendente.

Acesse o artigo completo abaixo:

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