Abertas as Inscrições para a Capacitação em Análise de dados quantitativos e indicadores de desempenho institucional

Publicado: Terça, 11 Outubro 2016 17:40

sabre atualizacaoA presente proposta busca inaugurar um espaço de integração entre atividades de ensino correntes na Universidade à capacitação do corpo técnico-administrativo. Trata-se de uma iniciativa de ação integrada da Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis , por meio seuNúcleo de Estudos, Formação e Pesquisa em Ações Afirmativas e Assuntos Estudantis (NUFOPE/PROPAAE) e da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoal (PROGEP), por meio de sua Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal / Núcleo de Gestão, Avaliação e Capacitação.

Atualmente, aos estudantes do Centro de Ciências da Saúde, é ofertado um componente curricular optativo intitulado “CCS541. Tópicos Especiais em Psicologia IX. Métodos Quantitativos em Avaliação Psicológica”, cujos conteúdos programáticos têm o potencial de contribuir com a capacitação do servidor técnico quanto ao tratamento, análise e interpretação de dados quantitativos úteis para a avaliação e acompanhamento de indicadores institucionais.

A intenção com a proposição deste curso de capacitação é a de estender a oferta de vagas no referido componente curricular aos servidores técnico-administrativos da UFRB, tendo-se como objetivos gerais: (l) capacitar tais servidores para o correto armazenamento, tratamento, análise e interpretação de dados quantitativos; (lI) propor e criar indicadores de acompanhamento e avaliação de informações importantes para a gestão institucional. Tais objetivos serão desdobrados nos seguintes objetivos específicos: (1) propiciar, ao servidor técnico-administrativo, a capacidade de ler, compreender e analisar criticamente o uso de métodos quantitativos importantes para a avaliação e monitoramento de indicadores institucionais; (2) capacitar o servidor técnico-administrativo a trabalhar com dados quantitativos, utilizando ferramentas de armazenamento e análise de dados (especificamente o software SPSS, disponível na UFRB), escolhendo as ferramentas analíticas adequadas aos dados e aos objetivos da pesquisa; (3) discutir com os servidor técnico-administrativos de diversos setores a possibilidade da criação de indicadores de desempenho institucional nos diferentes setores da universidade; (4) contribuir com a capacitação do servidor técnico-administrativo da UFRB.

O curso privilegiará o tratamento de dados de forma descritiva e inferencial, utilizando, sempre que possível, recursos da estatística de forma algébrica e gráfica.

Considerando a capacidade limitada do Laboratório de Informática no CCS, bem como a ênfase, deste primeiro momento de formação, na discussão e proposição de indicadores de acompanhamento e avaliação do desempenho institucional relacionado aos assuntos estudantis, serão disponibilizadas dez (10) vagas, preferencialmente, distribuídas da seguinte forma: 02 vagas para a PROPAAE; 02 vagas para a PROGRAD; 02 vagas para a PPGCI; 02 vagas para a PROEXT; 01 vaga para a Comissão Própria de Avaliação (CPA); 01 vaga para a SURRAC e 01 vaga para o Centro de Ciências da Saúde.

Ressalta-se que novas turmas poderão ser montadas nos próximos semestres letivos, com maior disponibilidade de vagas e/ou oferta em outros campi da UFRB, caso seja de interesse da comunidade universitária.

Período de inscrição: 10/10 a 14/10 de 2016

Procedimento de inscrição: Cada setor dentre os listados (PROPAAE; PROGRAD; PPGCI; PROEXT; CPA; SURRAC e CCS) deve indicar o servidor (Nome e Matrícula) que tem interesse de participar da capacitação via e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até o dia 14/10/2016.

Período de execução do curso: 18/10/2016 a 24/01/2017.

Previsão de datas para aulas presenciais: 18 e 25 de outubro; 01, 05, 22 e 29 de novembro; 06 e 13 de dezembro; 10 e 17 de janeiro de 2017.