PROPAAE faz reuniões com estudantes e suas representações nos centros

Publicado: Sexta, 25 Abril 2008 12:56
Em observância ao Planejamento Estratégico PROPAAE 2008, e em cumprimento ao acordo firmado com as representações estudantis da UFRB realizamos a reunião com os estudantes no Cahl no dia 22 as 14 horas. Compareceram 25 estudantes, o presidente do DCE e os representantes dos DA's dos três cursos.

A pauta constituída pela PROPAAE foi análise da conjuntura, a PROPAAE neste cenário, as temáticas das coordenações de políticas afirmativas e Assuntos Estudantis, Gestão das ações, programas e políticas de acesso, permanência, pós-permanência e de desenvolvimento regional, informações,  encaminhamentos e o que ocorrer. Houveram pontos acrescidos a pedido dos estudantes como das temáticas relacionadas à residência, restaurante, viagens, e transferência interna.

Em Santo Antônio de Jesus, o encontro foi no dia 24/Abril as 14 horas. Compareceram 40 estudantes, as representações estudantis. Entre outras pautas acrescidas estão a compreensão da portaria 208/2007, o transporte intercampi, a Assistência financeira para participar de congressos, as modalidades e funcionamento das bolsas, Mobilidade entre projetos,  Acervo dos livros, Cotas de xerox para os estudantes, Caso particular da xerox em saj, Infra-estrutura de banheiro no CCS (chuveiro para quem fica o dia inteiro; ´para quem quer praticar esportes, Discussão sobre atenção a saúde dos estudantes.

Com base em uma análise de conjuntura, situamos as atuações da PROPAAE, a necessidade de unidade na constituição da política de assuntos estudantis e de políticas afirmativas da UFRB. Tiramos as dúvidas em relação aos questionamentos dos estudantes e fizemos os anúncios oficiais em relação à residência estudantil em Cachoeira, à renovação do auxílio pecuniário (MEC/SESU), aos encaminhamentos das duas coordenações e reafirmamos o compromisso das reuniões bimestrais nos Centros e mensais com o DCE.

Foi solicitado aos representantes que façam um levantamento das repúblicas existentes nas cidades (quantidades, moradores, valor do aluguel). Ao final da reunião foi feita uma avaliação muito positiva por parte dos estudantes. De nossa parte, restou uma compreensão de que os estudantes saíram da reunião mais tranqüilizados, inclusive as representações oficiais.

As próximas audiências universitárias, serão em Cruz das Almas no dia 16 de Maio as 09 horas e a de Amargosa ainda será agendada.

{gallery}audiencias{/gallery}